Mostrar el registro sencillo del ítem
Práticas de ensino de desenho técnico utilizando a ferramenta CAD no ensino emergencial remoto durante a pandemia da Covid-19
dc.contributor.author | Oliveira, Geísa Gaiger de | pt_BR |
dc.contributor.author | Bernardes, Mauricio Moreira e Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Becker, Álvaro Guglielmin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T04:28:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/232944 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este capítulo tem como objetivo descrever as práticas de ensino de desenho técnico assistido por computador utilizadas durante a pandemia da Covid-19. Tais práticas visam estimular o engajamento do aluno com a abordagem implementada. A pesquisa foi realizada por meio da análise de dados de cinco cursos técnicos de engenharia e design de uma universidade pública brasileira. Os dados foram coletados entre os meses de agosto e outubro de 2020 a partir das práticas dos autores deste estudo e de um questionário online aplicado aos alunos dos cursos. Os dados foram analisados em quatro momentos distintos: seleção das tecnologias de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem, planejamento, implantação e avaliação das disciplinas. O estudo possibilitou identificar que houve um maior engajamento dos alunos quando práticas não convencionais, como a gamificação ou Quizz em redes sociais, eram utilizadas, tanto em horário de aula como extraclasse; utilização de animação de peças em 3D como forma de substituição das peças físicas e atribuição de pequenas tarefas a realizar com avaliação obrigatória do professor. Verificou-se também que a qualidade do ensino e orientação à distância é condicionada pela evolução do aparato tecnológico e pela sua disponibilização na universidade com o apoio e exposição de conteúdos e feedback em tempo real. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 31-45 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Desenho técnico | pt_BR |
dc.subject | Cad | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.title | Práticas de ensino de desenho técnico utilizando a ferramenta CAD no ensino emergencial remoto durante a pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001133703 | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Libros y Capítulos de Libros (5513)Ciencias Sociales Aplicadas (1101)