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dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorTeichinkovski, Andréia Lealpt_BR
dc.date.accessioned2021-12-14T04:27:08Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232910pt_BR
dc.description.abstractA marca/brand, um dos principais ativos de uma empresa, é atualmente considerada um diferencial competitivo não só para a tomada de decisão dos clientes externos (consumidores), mas dos próprios clientes internos e futuros colaboradores dessas organizações. Dessa forma, ciente de que a marca, com seus diversos atributos, tem um valor preponderante e estratégico capaz de influenciar de forma positiva - ou negativa - nos mais diversos âmbitos das organizações, o presente trabalho apresenta uma análise sobre o papel do employer branding ou marca empregadora, na atração e retenção de colaboradores. Este trabalho explora a percepção de funcionários de diversos níveis hierárquicos que na época desse estudo faziam parte do quadro de colaboradores de empresas reconhecidas como um excelente lugar para trabalhar de acordo com o ranking do Great Place to Work no Rio Grande do Sul em 2019. Trata-se de uma pesquisa descritiva, elaborada através de metodologia qualitativa, realizada através de questionário online com 100 respostas elegíveis. Destacou-se o fato de que estes profissionais consideram fatores como a proximidade com a liderança, a oportunidade de “ser você mesmo” e a reputação da marca como fatores relevantes para seu interesse em ingressar e permanecer na organização. Por fim, constatou-se que apesar de questões voltadas a reputação e imagem da marca serem fatores importantes, de acordo com a maior parte dos entrevistados o alinhamento entre RH e Marketing é uma temática que ainda necessita de avanços.pt_BR
dc.description.abstractThe brand, one of the main assets of a company, currently is considered a competitive differential not only for external customers’ decision making process, but also for internal customers and prospective employees. Therefore, aware that the brand and its various attributes have a preponderant and strategic value that is capable of influencing positively, or negatively, in diverse spheres of organizations, this paper presents an analysis of the role of employer branding in attracting and retaining employees. This study is based on the perception of employees from diverse hierarchical levels, who at the time of this study worked in companies that were ranked as an excellent place to work by the Great Place to Work in Rio Grande do Sul in 2019. This is an descriptive research, carried out using qualitative methodology, through an online questionnaire with 100 eligible answers. The study highlighted that those professionals consider factors such as proximity with leadership, the opportunity to “be themselves” and the brand’s reputation as relevant factors when it comes to their interest in joining and staying in the organization. Finally, it was found that although reputation and brand image are important factors, most of the interviewees pointed that the alignment between HR and Marketing is still a subject that needs further development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectEmployer brandingen
dc.subjectAttractionen
dc.subjectMarcas comerciaispt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectRetentionen
dc.subjectGreat Place to Worken
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titlePercepção de funcionários das melhores empresas para se trabalhar sobre o papel do employer branding nas estratégias de atração e retençãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001134251pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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