Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Vinícius Nunes Rocha ept_BR
dc.contributor.authorBruscato, Léia Miottopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-14T04:27:08Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232909pt_BR
dc.description.abstractPosto que a prática do desenho à mão livre abarca funções que podem contribuir e estimular o processo criativo, impulsionada pela necessidade em construir e reconstruir ideias, os discentes de cursos de design devem dominar seus fundamentos ao longo da graduação. Entretanto, há décadas, o ensino do desenho tem sido equivocadamente atrelado apenas ao plano da mera figuração. Dessa forma, o presente estudo objetiva, sobretudo, apontar possíveis conteúdos pedagógicos para o ensino efetivo do desenho, enquanto habilidade criativa manual representativo- operacional, em cursos de design. Os resultados ancoram-se em objetivos pedagógicos identificados na análise de três projetos educacionais de universidades federais localizadas no estado do Rio Grande do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal de Pelotas), assim como em onze publicações com abordagens diversificadas acerca do tema. Como resultado, foram identificados seis objetivos específicos acerca do processo de ensino- -aprendizagem do desenho, presentes inerentemente em um objetivo geral constatado. Ademais, compreendeu-se que 11 conteúdos são imprescindíveis para uma aprendizagem efetiva do desenho. São eles: fundamentos da linguagem visual; desenho enquanto disciplina universal; tipos de desenho e design; materiais, recursos e suportes; conceitos básicos sobre criatividade; cores em desenho; traço e desenho gestual; forma, espaço e proporção em desenho; representação de perspectivas; luz e sombra; estudo de referências visuais. Acredita-se que as informações apontadas podem contribuir para a construção de planos de ensino adequados, respaldados em conhecimentos além da aprendizagem meramente técnica ou da ideia restritiva da livre expressão artística.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 11-30pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleConteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de designpt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001133370pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples