Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonetto, Élida Pasinipt_BR
dc.contributor.authorSilva, Guilherme Daré dapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-14T04:26:59Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232889pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe - se a discutir a ação dos concursos vestibulares como um dos agentes impeditivos para que tenhamos um avanço no processo de universalização do Ensino Superior público gratuito no Brasil, fazendo - se necessário uma diminuição da escala de estudo para se averiguar com maior precisão possíveis barreiras impostas pelos vestibulares para que o aluno que concluiu a Educação Básica em uma escola pública e se encontra em uma classe socioeconômica mais baixa obtenha sua vaga na universidade . Esta pesquisa se inicia com uma breve análise sobre a democratização do Ensino Superior nacional , discutindo pontos importantes como : Interesses do capital na educação, implementação de políticas públicas conquistada a partir das lutas de determinados grupos e a importância de cursinhos populares na conscientização social e preparação dos estudantes. Esse breve estudo macro, contribuiu para um enfoque maior no principal ator do trabalho , que são os vestibulares da UFRGS de 2011 até 2018 e seus editais , apresentando pontos cruciais: Disposições Gerais, Provas Comuns e Pré - classificação e Classificação , proporcionando realização de possíveis correlações dos seus itens com avanços e atrasos no que se refere a ampliação do acesso ao Ensino Superior público no Brasil. Trazemos , como referenciais teóricos estudos que agregaram para este trabalho educacional, econômico e social, com apontamentos que podem proporcionar recursos de análise para este trabalho , trazendo reflexões de Guarnieri, Silva, Picanço, Oliven, Bello, dentre outros autores que possam cooperar com esta pesquisa. Através das análises dos editais de 2011 até 2018, percebe - se que apesar de avanços relacionados com a instauração de políticas públicas, o vestibular da UFRGS segue com seu DNA meritocrata dando continuação a uma segregação do público presente em sua universidade, deixando evidente que ainda temos um longo caminho a percorrer para a democratização /universalização do Ensino Superior público e gratuito.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes to discuss the action of the entrance exams contests as one of the agents that prevent us from advancing in the process of democratization of free public higher education in Brazil, making it necessary to reduce the scale of study to in vestigate more precisely possible barriers imposed by the college entrance examination contests so that the student who concluded his basic education in a public school and is in a lower socioeconomic class obtains his university place. This research begin s with a brief analysis of the democratization of higher education in Brazil, discussing important points such as: the interests of capital in education, the implementation of public policies conquered through the struggles of certain groups, and the importance of popular courses in the social awareness and preparation of students. This brief macro study contributed to a greater focus on the main actor of the work that are the entrance exams for the UFRGS from 2011 to 2018 and their edicts, presenting crucial points: General Provisions, Common Tests and Pre - classification and Classification, providing the realization of possible correlations of their items with advances and delays regarding the expansion of access to public higher education in Brazil. We bring, as theoretical references studies that added to this educational, economic and social work, with notes that can provide analysis resources for this work, bringing reflections of Guarnieri, Silva, Picanço, Oliven, Luciane Bello, among other authors who can cooperate with this research. Through the analysis of the public announcements from 2011 to 2018, it can be seen that despite advances related to the establishment of public policies, the vestibular of the UFRGS continues with its meritocratic DNA, continuing a segregation of the public present in its university, making it evident that we still have a long way to go for the democratization of free public higher education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEntrance examen
dc.subjectDemocratização do ensinopt_BR
dc.subjectDemocratizationen
dc.subjectVestibular : Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectHigher Educationen
dc.subjectUFRGSen
dc.subjectNoticeen
dc.titleVestibular da UFRGS : os caminhos e obstáculos de alunos(as) da escola pública para a aprovaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001134775pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples