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dc.contributor.advisorAlbernaz, Renata Ovenhausenpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Tamara Belles dapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-11T04:47:17Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232876pt_BR
dc.description.abstractA proposta deste trabalho está em analisar como se desenvolveram os debates, diagnósticos e decisões para solucionar ou minimizar os impactos gerados pela crise da pandemia provocada pelo novo coronavírus, nas Instituições de Ensino Superior Federais brasileiras, no âmbito das universidades federais Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Busca-se averiguar categorias como a participação dos grupos, representação coletiva, processos de deliberação e de controle social democráticos, adotadas. Buscou-se, assim, entender como foram estruturadas a decisão e execução dessas ações em termos democráticos, utilizando como base teorias e pensamentos de autores clássicos e estudiosos acerca dos temas nas áreas de educação e democracia. Para isso, através do método exploratório e comparativo, foram utilizados para fonte para análise, os registros de reuniões e dos processos administrativos internos das instituições, a fim de extrair informações relevantes sobre as tomadas de decisão. A pesquisa constatou a participação e representação de pelo menos dois terços das categorias nos processos de deliberação que trataram sobre a retomada do ensino de forma emergencial e remota nas universidades durante a pandemia.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this work is to analyze how the debates, diagnoses and decisions were developed to solve or minimize the impacts generated by the pandemic crisis caused by the new coronavirus, in the Brazilian Federal Higher Education Institutions, in the scope of the federal universities Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) and Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The aim was to investigate categories such as group participation, collective representation, and democratic processes of deliberation and social control. Thus, it was sought to understand how the decision and execution of these actions were structured in democratic terms, using as a base the theories and thoughts of classical authors and scholars about the themes in the areas of education and democracy. For this, through the exploratory and comparative method, the records of meetings and the internal administrative processes of the institutions were used as a source for analysis, in order to extract relevant information about the decision-making. The research verified the participation and representation of at least two thirds of the categories in the deliberation processes that dealt with the resumption of teaching in an emergency and remote way in the universities during the pandemic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFederal Universitiesen
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectDemocracyen
dc.subjectUniversidades federaispt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectDeliberationen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectParticipationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDiagnosisen
dc.subjectCrisisen
dc.subjectPandemicen
dc.titleEducação Superior em tempos de crise : análise democrática nas decisões e estratégias das universidades federais brasileiras (UFRGS e UFRJ) no caso da pandemia da COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001134667pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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