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dc.contributor.advisorZawislak, Paulo Antoniopt_BR
dc.contributor.authorPletsch, Maria Eduarda Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2021-12-11T04:47:00Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232865pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo identificar o arranjo das capacidades de inovação nos diferentes estágios de evolução digital de empresas industriais brasileiras em meio a pandemia. Para isso, foi utilizado o banco de dados do NITEC - Núcleo de Estudos em Inovação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que analisou o desempenho e as áreas de desenvolvimento, operação, gestão e transação de 1085 empresas que responderam ao questionário, quantitativo e exploratório, Inovaindústria. Tal qual foi apresentado na revisão da literatura, os três estágios de evolução digital — digitização, digitalização e transformação digital — compreendiam diferentes arranjos de capacidade digital, que significa a média de todas as capacidades de inovação de uma empresa: de desenvolvimento, operação, gestão e transação. Portanto, para comprovar os arranjos inferidos para cada estágio, foi realizada uma análise baseada em estatística, com o processo de clusterização e estatística descritiva, de média e teste ANOVA. Em decorrência disso, comprovou-se que quanto maior a capacidade digital melhor o seu desempenho. Pode-se verificar uma composição similar à inferida anteriormente à análise que explora a relação dos estágios de evolução digital com as capacidades de inovação. Na fase de digitização ressaltam-se as capacidades de transação e de gestão. No estágio de digitalização, a capacidade de transação é acompanhada da capacidade de gestão e operação; nessa fase também há um crescimento considerável da capacidade de desenvolvimento, quando se instaura a relevância da technological driver. Por último, na etapa de transformação digital, destacam-se capacidade de transação, de operação e gestão; espera-se, com esse novo arranjo, uma maior capacidade de desenvolvimento, uma vez que tendo a mais elevada capacidade digital é possível inovar e desenvolver novas soluções que estabelecerão um melhor desempenho empresarial. Por meio do corrente trabalho é possível que as empresas planejem em quais capacidades de inovação irão investir, dependendo do seu estágio de evolução digital, para que possam evoluir para o próximo nível, aumentando a sua capacidade digital e, consequentemente, a sua performance: eficiência, lucro, produtividade e qualidade, que resultam na maximização de suas vantagens competitivas.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to identify the arrangement of innovation capabilities in the different stages of digital evolution of Brazilian industrial companies in the midst of the pandemic. For this, the NITEC - Nucleus for Studies in Innovation at the Federal University of Rio Grande do Sul database was used, which analyzed the performance and development, operation, management and transaction areas of 1085 companies that answered the questionnaire, quantitative and exploratory, “Inovaindústria”. As presented in the literature review, the three stages of digital evolution — digitization, digitalization and digital transformation — comprised different arrangements of digital capability, which means the average of all the innovation capabilities of a company: development, operation, management and transaction. Therefore, to prove the inferred arrangements for each stage, an analysis was performed based on the clusterization process and descriptive statistics, averages and ANOVA test. As a result of the research, it was found that the greater the digital capability, the better its performance. It’s possible to verify a composition similar to the one inferred before the analysis that analyzes the relationship of the stages of digital evolution with the innovation capabilities. In the digitization phase, transaction and management capabilities are essential. In the digitalization stage, the transaction capability is accompanied by the management and operation capabilities; in this phase there is also a considerable growth in the development capability, when the relevance of the technological driver is established. Finally, in the digital transformation stage, there is a transaction capability, operation and management capabilities; with this new arrangement, a greater development capability is expected, since having the highest digital capability it’s possible to innovate and develop new solutions that will establish a better business performance. Through current work it’s possible for companies to plan which innovation capability they will invest, depending on their stage of digital evolution, so that companies can then evolve to the next level, increasing their digital capability and, consequently, their performance: efficiency, profit, productivity and quality, which a result will be maximization your competitive advantages.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCapacidade de inovaçãopt_BR
dc.subjectDigital transformationen
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectStages of digital evolutionen
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectInnovation capabilitiesen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectDigital capabilityen
dc.titleTransformação digital de empresas brasileiras : estágios de evolução e capacidades de inovação no contexto da COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001134598pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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