Mostrar el registro sencillo del ítem
A importância da multidisciplinaridade na formação de equipes de inteligência coletiva em processo de sensemaking na gestão de riscos
dc.contributor.advisor | Janissek-Muniz, Raquel | pt_BR |
dc.contributor.author | Hermes, Vanessa Magali | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-11T04:46:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/232848 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho estuda a importância da multidisciplinaridade em equipes de inteligência coletiva no processo de criação de sentido na gestão de riscos da crise ocasionada pela pandemia da COVID-19. Para o desenvolvimento da pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa e exploratória, com a realização de oito observações participantes em atendimentos do projeto SOS-PME, criado para assessorar empresários em situação emergencial em função da pandemia, seguido de 11 entrevistas semiestruturadas com coordenadores do projeto. A partir das entrevistas buscou-se compreender é percebida a relação da multidisciplinaridade das equipes em atendimento aos empresários para criação de sentido de soluções condizentes na gestão de risco. Após a coleta, analisou-se os dados buscando realizar o cruzamento dos pontos elencados nas anotações da observação participante e respostas dos entrevistados, bem como na relação com o referencial teórico coletado. Os principais resultados encontrados remetem ao fato de que uma equipe formada por pessoas de diferentes disciplinas e contextos contribuem para a inteligência coletiva e criam sentido de uma maneira facilitada. Além disso, a liderança é essencial para condução dos momentos de criação de sentido e cocriação, facilitando a relação entre os participantes. | pt_BR |
dc.description.abstract | his paper studies the importance of multidisciplinarity of collective intelligence teams in the sensemaking process in risk management of the crisis caused by COVID-19 pandemic. This study had as its theoretical basis the consultation of articles, literature and videos available in magazines and websites about the themes of collective intelligence, creation of meaning, co-creation and multidisciplinarity. The research was conducted based on the qualitative approach of semi-structured interviews and participant observations in the SOS-PME project, created to assist entrepreneurs in emergency situations due to the pandemic. From the interviews, it was possible to infer the relationship between the multidisciplinarity of the teams in assisting businessowners to perceive the creation of meaningful solutions in risk management. After the collection, the data was analyzed in order to cross the points listed in the notes of the participant observation and the respondents' reactions, as well as in relation to the collected theoretical framework. The main results found refer to the fact that a team of people from different disciplines and contexts contributes to collective intelligence and creates meaning in an easier fashion. In addition, leadership is also an essential ingredient in order to facilitate the interaction between participants to lead moments of sensemaking and co-creation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão de riscos | pt_BR |
dc.subject | Multidisciplinarity | en |
dc.subject | Inteligência coletiva | pt_BR |
dc.subject | Risk management | en |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Sensemaking | en |
dc.subject | Equipe multiprofissional | pt_BR |
dc.subject | Collective intelligence | en |
dc.subject | Cocriação | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | en |
dc.title | A importância da multidisciplinaridade na formação de equipes de inteligência coletiva em processo de sensemaking na gestão de riscos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001134662 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020/2 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Administración (3140)