Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Andreia Machadopt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Tania Mara Gallipt_BR
dc.contributor.authorBiazus, Maria Cristina Villanovapt_BR
dc.date.accessioned2010-06-02T04:19:06Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn1516-084Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23257pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o uso da web em uma proposta pedagógica colaborativa a partir de uma produção multimídia na área de artes visuais. Tal proposta constitui-se da produção de videoclips, realizados por alunos da 6ª série do ensino fundamental de um colégio da rede privada. Buscou-se investigar como produzir construções imagéticas digitais nas interpretações associativas entre as diversas linguagens: visual, verbal e sonora. Nas imagens digitais habitam uma usina de signos que devem ser navegados e (re)significados. Os videoclips se apresentam como produção coletiva que se constitui como um efeito de contingências de um processo criativo e emerge como uma obra original e singular, já que é criada a partir dos jogos pertinentes aos agenciamentos entre os sujeitos/máquina e obra, compostos por elementos singulares em um recorte de espaço/ tempo histórico. Afirma-se, aqui, a importância de práticas pedagógicas que se fundamentam sobre metodologias multimídia a partir de processos abertos e colaborativos.pt_BR
dc.description.abstractThis work discusses the use of the web in a cooperative educational proposal from a multimedia production in the field of Fine Arts. Such proposal is a videoclip produced by six graders from a private school. The videoclips were developed during six months in the School Computing Lab by pairs of students who have initially chosen the songs and prepare the screenplay. Then, the clip images were selected from the web and the school image database, and worked in an image editing software in order to re-signify and appropriate them. The goal was investigating the way of producing imagetic pieces in the associating interpretations among several languages: visual, verbal and sound. Within the digital images there is a source of signs which shall be navigated and re-signified. The importance of educational practices based upon the multimedia methodologies from open and cooperative processes is herein assessed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInformática na educação : teoria & prática. Vol. 10, n. 1 (jan./jun. 2007), p. 41-55pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMultimediaen
dc.subjectArte : Webpt_BR
dc.subjectMultimídia : Artept_BR
dc.subjectWeben
dc.subjectCooperationen
dc.subjectArten
dc.titleO uso da web em produção multimídia na área de artes visuaispt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000711184pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples