Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder
Fecha
2020Otro título
Big Data and Mathematics Education: possibilities of the Gapminder resource
Resumo
O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar o recurso de Big Data denominado Gapminder Tools, introduzir suas funcionalidades, bem como possibilitar a discussão da utilização de recursos de Big Data em sala de aula. Exploramos o que é chamado de Big Data a partir de uma breve revisão de literatura, abordando sua relação com a Educação e, principalmente, com a Educação Matemática. O Gapminder é um recurso de visualização de dados dinâmico e com potencialidades em diversas áreas ...
O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar o recurso de Big Data denominado Gapminder Tools, introduzir suas funcionalidades, bem como possibilitar a discussão da utilização de recursos de Big Data em sala de aula. Exploramos o que é chamado de Big Data a partir de uma breve revisão de literatura, abordando sua relação com a Educação e, principalmente, com a Educação Matemática. O Gapminder é um recurso de visualização de dados dinâmico e com potencialidades em diversas áreas, porém nosso enfoque, neste relato, é destacar as potencialidades de seu uso para o desenvolvimento de habilidades digitais, críticas e matemáticas. Concluímos o presente trabalho, apresentando possíveis tarefas e visando pesquisas futuras em relação ao recurso. ...
Abstract
The present experience report aims to present the Big Data resource called Gapminder Tools, introduce its functionalities, as well as enable the discussion of the use of Big Data resources in the classroom. What is called Big Data is explored from a brief literature review, addressing its relationship with Education and, mainly, with Mathematical Education. Gapminder is a dynamic data visualization resource with potential in several areas, but our focus in this report is to highlight the potent ...
The present experience report aims to present the Big Data resource called Gapminder Tools, introduce its functionalities, as well as enable the discussion of the use of Big Data resources in the classroom. What is called Big Data is explored from a brief literature review, addressing its relationship with Education and, mainly, with Mathematical Education. Gapminder is a dynamic data visualization resource with potential in several areas, but our focus in this report is to highlight the potential for the development of digital, critical, and mathematical skills, through it. The study concludes by presenting possibilities for exploring the tool, aiming at future research in relation to the resource. ...
En
Educação matemática em revista - RS. Lajeado, RS. Vol. 1, n. 21 (2020), p. 89 - 99
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39552)Ciencias Exactas y Naturales (6036)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License