Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMorigi, Valdir Josept_BR
dc.contributor.authorMassoni, Luis Fernando Herbertpt_BR
dc.contributor.authorStueber, Ketlenpt_BR
dc.contributor.authorViana, Arthur Walberpt_BR
dc.date.accessioned2021-11-18T04:23:39Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2358-3193pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231910pt_BR
dc.description.abstractApresenta a disciplina 'Conhecimento e Sociedade', do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É oferecida como matéria obrigatória nos currículos dos cursos de graduação em Arquivologia e Museologia e como eletiva para os cursos de Biblioteconomia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e História da Arte. Reflete sobre a importância de disciplinas que possibilitem e reforcem o diálogo entre os diferentes saberes produzidos socialmente, tendo como princípios norteadores valores de respeito ao ‘outro’, diversidade cultural e cidadania. Os conteúdos trabalhados na disciplina partem da história e das diferentes vertentes que constituem o conhecimento social, por meio de uma abordagem inter e multidisciplinar, através das dimensões históricas, culturais, políticas, psicossociais e éticas que envolvem a construção dos diferentes saberes sociais. Relata os objetivos, a metodologia, o referencial teórico e as experiências de aprendizagem utilizadas na disciplina. Conclui que há a necessidade de disciplinas que reflitam de forma crítica as formas canônicas e excludentes de entender o mundo a partir de classificações e de hierarquizações que possibilitaram a hegemonia do conhecimento ocidental sobre os saberes locais e periféricos. Em contraponto, uma perspectiva dialógica que considere a ecologia dos diversos saberes e seus contextos possibilita a compreensão da sua complexidade ao mesmo tempo em que é capaz de religar os diferentes saberes: Ciência, Arte, Mito e Religião e seus imaginários.pt_BR
dc.description.abstractThe article introduces the discipline 'Knowledge and Society', from the Information Scienc es Department of the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. Its offered for Archivology and Museology students as compulsory and as an elective subject for Library Science, Journalism, Advertising and Public Relations students. It reflects on the importance of disciplines that enable and reinforce the dialogue between the different socially produced knowledge, having as guiding principles values of respect for the other, cultural diversity and citizenship. The contents p resented in the discipline depart from the history and the different aspects that constitute social knowledge through an inter - multi - disciplinary approach, going across historical, cultural, political, psychosocial and ethical dimensions that involve the c onstruction of different social knowledge. It reports the objectives, the methodology, the theoretical background and the learning experiences used in the discipline. It concludes that there is a need for disciplines that critically reflect the canonical and excluding ways of understanding the world based on categorizations, classifications and hierarchies that have allowed the hegemony of Western knowledge over local and peripheral lore. In contrast, a dialogical perspective that considers the ecology of diverse knowledge and its contexts allows the comprehension of its own complexity, while being able to reconnect different knowledge such as Science, Art, Mith, Religion and its imaginaries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Londrina, ABECIN. Vol. 4, n. 1 (jan./jun. 2017), p. 28-44.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiversityen
dc.subjectSociedade do conhecimentopt_BR
dc.subjectSocial knowledgeen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectKnowledge and societyen
dc.titleConhecimento e sociedade : uma abordagem sobre a diversidade dos saberes e seus contextospt_BR
dc.title.alternativeKnowledge and society : an approach on the diversity of knowledge and its contextsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001046005pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples