Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial
dc.contributor.author | Silveira, Sidnei Renato | pt_BR |
dc.contributor.author | Barone, Dante Augusto Couto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-06-01T04:18:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-5685 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/23178 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial, mais especificamente Sistemas Multiagentes, para a formação de grupos colaborativos em um Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem na Web. A definição e implementação de uma arquitetura de agentes, modelados com algoritmos genéticos é apresentada, bem como sua integração com o ambiente TelEduc. O professor pode escolher, entre os critérios definidos, quais deverão ser utilizados na formação dos grupos colaborativos. Finalizando o artigo, apresenta-se a validação realizada através de um estudo de caso com estudantes de graduação de cursos na área da Informática, oriundos de 3 Instituições de Ensino Superior, através da formação de grupos colaborativos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper employs Distributed Artificial Intelligence (more specifically Multi-Agent Systems – MAS) techniques to approach the formation of collaborative groups in a web-based interactive multi-agent environment. The definition and implementation of an architecture of agents modeled with genetic algorithms is presented, as well as their integration with TelEduc, a collaborative learning environment. Also describes the architecture proposed, which is integrated to the TelEduc environment, by defining the functionality of each agent and the platform of development. Finally, the agent that forms collaborative groups by using aspects defined by the teacher is presented. Validation was performed through a case study carried out with students from three college courses on Computer Science, in computer programming classes where the agent implemented was tested in its task of forming collaborative groups. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 14, n. 2 (maio-ago. 2006), p. 29-40 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Informática : Educação | pt_BR |
dc.subject | Artificial Intelligence in Education | en |
dc.subject | Multi-Agent Systems | en |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Intelligent Learning Environment | en |
dc.subject | Genetic Algorithms | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Collaborative Groups | en |
dc.title | Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000559581 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Exatas e da Terra (6198)