Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRosa, William Pereirapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Vitória Mottapt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Fabiano Coutopt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Lúcia dapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-22T04:27:17Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0100-0691pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231119pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo realizou uma representação gráfica por meio da reunião de elementos extraídos dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e das Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM), cujos orientadores são ligados ao Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFRGS. Com o uso das palavras-chave que caracterizam os trabalhos analisados, identificou-se os temas mais abordados nas pesquisas de ambos os cursos, sendo estes representados graficamente de modo a destacar a produção acadêmica da graduação e da pós-graduação. Mediante coleta dos dados feita por intermédio da ferramenta WebScraper, os resultados indicaram a preponderância de estudos relativos às tipologias de bibliotecas na graduação e de trabalhos acerca dos estudos métricos na pós-graduação. Conclui-se que há uma tendência de pesquisas voltadas às métricas da comunicação científica e ao uso da tecnologia como facilitadora dos fluxos informacionais em relação à prática profissional e às tipologias de bibliotecas.pt_BR
dc.description.abstractThe present study assembles elements that constitute a graphical visualization of the academic production of the Course Completion Works (TCC) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and the Postgraduate Program in Communication Theses and Dissertations. and Information (PPGCOM), whose advisors are linked to the Department of Information Science (DCI) of UFRGS. By analyzing associated keywords, it identifies the relevance of the topics addressed in the research of both courses, through the visualization of the undergraduate and graduate academic production. Through data collection using the WebScraper tool, the results indicated the preponderance of studies related to library typologies in undergraduate studies and studies about metric studies in postgraduate studies. It concludes that there is a tendency for research focused on the metrics of scientific communication and the use of technology as a facilitator of informational flows in relation to professional practice and library typologies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo. Vol. 17 (2021), p. 1-19pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation visualizationen
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectData visualizationen
dc.subjectRepresentação da informaçãopt_BR
dc.subjectResearch themeen
dc.subjectScientific productionen
dc.subjectInformation Scienceen
dc.titleRepresentação visual semântica das pesquisas desenvolvidas nos cursos de graduação e pós-graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFRGSpt_BR
dc.title.alternativeSemantic visual representation of research developed in UFRGS's undergraduate and graduate library science courses en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001132778pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples