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dc.contributor.advisorJunqueira, Heloisapt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Thamires Mariah da Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-21T04:28:55Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231013pt_BR
dc.description.abstractEnsinar e aprender sobre microrganismos na escola é fundamental na construção de noções e concepções acerca das relações e interações entre seres vivos e o ambiente, na medida em que é necessário ao sujeito se perceber como parte integrante do todo e identificar que ao seu redor existem outros organismos que possibilitam sua sobrevivência no planeta. Tendo em vista que há um possível descompasso, no tempo, entre o saber científico produzido socialmente e o saber ensinado através dos livros escolares, outras fontes didáticas precisariam ser buscadas e incorporadas aos planejamentos de ensino dos professores. Neste sentido, a revista de divulgação científica Ciência Hoje das Crianças (CHC), desde a sua criação, em 1986, tem sido considerada um valoroso suporte à elaboração de aulas e propostas pedagógicas em Ciências, pois apresenta conteúdos atualizados, criativos e que se relacionam com os contextos de vida do público infanto-juvenil, seu principal alvo. Esta pesquisa objetivou identificar a presença de conteúdos sobre bactérias na CHC impressa; quantificar o espaço ofertado pela revista a esses assuntos, incluindo as frações relativas às seções temáticas; e relacionar com a concepção de ciência e de bactéria subjacentes. No âmbito metodológico, a pesquisa insere-se no campo da pesquisa qualitativa, amparada na técnica de análise de documentos. Foram analisados textos publicados no período entre 2013 e 2016, escritos por pesquisadores e professores da área de Ciências de diferentes institutos e universidades. Por meio da análise desse material, buscou-se identificar elementos escritos e/ou ilustrados que apresentassem referências ou relações com bactérias, observando os componentes das diversas seções da revista. Os resultados obtidos permitiram estabelecer relações entre os conteúdos abordados e o cotidiano do público infanto-juvenil, com a presença de discussões sobre saúde, saúde e tecnologia, ambiente e as possíveis concepções de bactéria apresentadas. Foram encontrados elementos interessantes e importantes a cerca das bactérias, com conteúdos presentes em quase todas as seções da revista, mas que, em sua maioria, estavam relacionados aos malefícios que elas trazem à saúde do ser humano. Em relação às abordagens sobre bactérias, e tendo em vista que a revista CHC é um material de divulgação científica para crianças, referência no Brasil, outras concepções além da antropocêntrica poderiam ter sido mais exploradas a fim de romper com os pré-conceitos criados ao longo da história da ciência entre microrganismos e saúde.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectMicrorganismospt_BR
dc.subjectBactériaspt_BR
dc.subjectRevista Ciência Hoje das Criançaspt_BR
dc.subjectConcepção antropocêntricapt_BR
dc.titleBACTÉRIAS : a revista Ciência Hoje das Crianças e o ensino destes microrganismospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097584pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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