Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Bruna da Rosa de Lospt_BR
dc.contributor.authorAlves, Ubiratã Kickhöfelpt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T04:23:22Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1980-0614pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230974pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, propomos uma discussão teórica sobre as possíveis implicações atencionais no desenvolvimento fonético-fo-nológico bi/multilíngue. Para isso, partimos dos apontamentos feitos no Speech Learning Model, ao longo dos anos (FLEGE, 1995, 2003; FLEGE; BOHN, 2021), em relação ao componente cognitivo aten-cional. Discutiremos as seguintes questões latentes sobre atenção, não aprofundadas no SLM/SLM-r: (i) a possível relação direta entre pro-ficiência e refinamento de categorias fonético-fonológicas; (ii) a con-jugação entre percepção-produção, a qual perpassa, inevitavelmente, um contínuo de processamento entre armazenamento e recuperação de informações psico-acústicas; e (iii) o impacto metodológico de se considerar o construto ‘atenção’, associado ao SLM/SLM-r, nas cole-tas de dados de produção bi/multilíngue. Tais lacunas psico-cognitivas dentro do modelo e, de forma geral, dentro da área de pesquisa, cons-tituem desafios teóricos e metodológicos nos estudos de desenvolvi-mento bi/multilíngue, ainda mais numa perspectiva psicolinguística. Dessa forma, abrir o perímetro investigativo para questões mais amplas que envolvem a cognição bi/multilíngue pode contribuir, teórica e metodologicamente, para um maior entendimento do complexo processo de ensino-aprendizagem do componente fonético-fonológico de L2.pt_BR
dc.description.abstractIn this article, we propose a theoretical discussion on the possible attentional implications in bi/multilingual phonetic-phonological development. For this, we start from the comments on the attentional cognitive component which were made in the Speech Learning Model over the years (FLEGE, 1995, 2003; FLEGE; BOHN, 2021). We will discuss the following latent issues about attention, which have not been fully addressed in the SLM/SLM-r: (i) the possible direct relationship between proficiency and the refinement of phonetic-phonological categories; (ii) the perception-production link, which inevitably permeates a continuum of processing between storage and retrieval of psycho-acoustic information; and (iii) the methodological impact of considering the attentional construct associated with the SLM/SLM-r in bilingual speech production. Such psycho-cognitive gaps within the model and, in general, within the research area, constitute theoretical and methodological challenges in bi/multilingual development studies, even more so from a psycholinguistic perspective. Thus, opening discussions aiming to broader issues involving bi/multilingual cognition can theoretically and methodologically contribute to a greater understanding of the complex L2 speech teaching-learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista X. Curitiba, PR. Vol. 16, n. 5 (2021), p. 1203-1230pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBilingüismopt_BR
dc.subjectPhonetic-phonological developmenten
dc.subjectSLM/SLM-ren
dc.subjectMultilinguismopt_BR
dc.subjectFonéticapt_BR
dc.subjectBi/multilingualismen
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectAttentionen
dc.subjectAquisição da linguagem (segunda língua)pt_BR
dc.titleDesenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção : questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2)pt_BR
dc.title.alternativeBi/multilingual phonetic-phonological development and attention : theorical issues addressed in the Speech Learning Model (SLM/SLM-r) and future challengues for second language (L2) researchen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001132311pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record