Atravessamentos metodológicos na pesquisa em Comunicação
Fecha
2021Autor
Otro título
Methodological intersections in Communication research
Cruces metodológicos en la investigación en Comunicación
Materia
Resumo
O texto1 assume a centralidade da metodologia para a configuração do conhecimento comunicacional, a partir das suas processualidades investigativas. Ou seja, toma a metodologia não como um a priori, mas como um processo em que o pesquisador, ao configurar uma investigação, é também configurado por ela. O enfoque é discutir os processos de aprender e ensinar metodologia na Comunicação, formado por três atravessamentos: epistemológicos, políticos e subjetivos. A exploração dessas dimensões indica ...
O texto1 assume a centralidade da metodologia para a configuração do conhecimento comunicacional, a partir das suas processualidades investigativas. Ou seja, toma a metodologia não como um a priori, mas como um processo em que o pesquisador, ao configurar uma investigação, é também configurado por ela. O enfoque é discutir os processos de aprender e ensinar metodologia na Comunicação, formado por três atravessamentos: epistemológicos, políticos e subjetivos. A exploração dessas dimensões indica que o amadurecimento metodológico do campo comunicacional passa pelo debate da dependência epistêmica, das vinculações entre teoria e metodologia e da reflexividade, além do estímulo à curiosidade epistemológica e à configuração de lugares de escuta. Palavras-chave: Metodologias. Comunicação. Ensino. Pesquisa. Reflexividade. ...
Abstract
This paper places methodology at the center of the configuration of communication knowledge in terms of its investigative processualities. That is, methodology is not seen as a given but, rather, as a process in which the researcher, in configuring research, is likewise configured by it themselves. The focus is to discuss the processes of learning and teaching methods in Communications from the perspective of three intersections: epistemological, political, and subjective. Exploring these dimen ...
This paper places methodology at the center of the configuration of communication knowledge in terms of its investigative processualities. That is, methodology is not seen as a given but, rather, as a process in which the researcher, in configuring research, is likewise configured by it themselves. The focus is to discuss the processes of learning and teaching methods in Communications from the perspective of three intersections: epistemological, political, and subjective. Exploring these dimensions reveals that the methodological maturation of the field of Communications includes discussions on epistemic dependence, on the links between theory and methodology, on reflexivity, as well as on the encouragement towards epistemological curiosity and the configuration of places of listening. ...
Resumen
El texto asume la centralidad de la metodología para la configuración del conocimiento comunicacional, en función de sus procesos de investigación. Es decir, toma la metodología no a priori, sino como un proceso en el que el investigador, al configurar una investigación, también está configurado por él. El objetivo es discutir los procesos de aprendizaje y de enseñanza de la metodología en la comunicación, formada por tres cruces: epistemológicos, políticos y subjetivos. La exploración de estas ...
El texto asume la centralidad de la metodología para la configuración del conocimiento comunicacional, en función de sus procesos de investigación. Es decir, toma la metodología no a priori, sino como un proceso en el que el investigador, al configurar una investigación, también está configurado por él. El objetivo es discutir los procesos de aprendizaje y de enseñanza de la metodología en la comunicación, formada por tres cruces: epistemológicos, políticos y subjetivos. La exploración de estas dimensiones revela que la maduración metodológica del campo comunicacional implica el debate sobre la dependencia epistémica, los vínculos entre la teoría y la metodología y la reflexividad, además del estimulo a la curiosidad epistemológica y la configuración de los lugares de escucha. ...
En
Intercom : Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo. Vol. 44, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 21-33
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Sociales Aplicadas (4125)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License