O discurso desinformativo sobre a Cura da COVID-19 no Twitter: estudo de caso
View/ Open
Date
2021Type
Title alternative
El discurso de la desinformación sobre la cura del COVID-19 en Twitter: estudio de caso
The disinformation discourse about COVID-19’s cure on Twitter: a case study
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente artigo analisa como se deu a circulação de desinformação a respeito de uma possível “cura” para o coronavírus no Twitter brasileiro, em um período de dez dias do mês de março de 2020. Seu foco é na discussão (1) dos modos através dos quais os discursos relacionados à desinformação sobre supostas curas da pandemia foram espalhados, (2) os diferentes tipos de discurso desinformativo e sua prevalência, e (3) os modos de disputa contra os discursos que desmentem a desinformação. Através ...
O presente artigo analisa como se deu a circulação de desinformação a respeito de uma possível “cura” para o coronavírus no Twitter brasileiro, em um período de dez dias do mês de março de 2020. Seu foco é na discussão (1) dos modos através dos quais os discursos relacionados à desinformação sobre supostas curas da pandemia foram espalhados, (2) os diferentes tipos de discurso desinformativo e sua prevalência, e (3) os modos de disputa contra os discursos que desmentem a desinformação. Através de um estudo de métodos mistos, com análise de conteúdo e análise de redes sociais de 57.295 tweets, observamos (1) o alinhamento do discurso da desinformação com o discurso político de apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro; (2) o espalhamento da desinformação associado à ação de influenciadores líderes de opinião notadamente alinhados à sua base de apoio; (3) o crescimento da circulação de desinformação a partir dos pronunciamentos do presidente; (4) a circulação de enquadramentos enganosos de informações verdadeiras como a estratégia-chave da disputa discursiva, buscando alinhar o discurso da “cura” com a desinformaçãodades na área. Evidenciamos que esses postulados são prevalentemente de matriz gestionária. ...
Abstract
This paper analyzes how the circulation of disinformation regarding a possible “cure” for coronavirus on Brazilian Twitter took place in a period of ten days in March 2020. Our focus is the discussion of (1) how discourses related to disinformation about alleged cures were spread, (2) the different types of disinformation discourse and their prevalence and (3) the discursive disputes against other discourses that deny this disinformation. Through a mixed methods study, using both content analys ...
This paper analyzes how the circulation of disinformation regarding a possible “cure” for coronavirus on Brazilian Twitter took place in a period of ten days in March 2020. Our focus is the discussion of (1) how discourses related to disinformation about alleged cures were spread, (2) the different types of disinformation discourse and their prevalence and (3) the discursive disputes against other discourses that deny this disinformation. Through a mixed methods study, using both content analysis and social network analysis of 57.295 tweets, we observed: (1) the alignment of the disinformation discourse with the political discourse of support of the President of the Republic, Jair Bolsonaro, mostly by the actions of opinion leaders aligned with his support base; (2) the growth of disinformation circulation based on the president’s speeches; (3) the circulation of misleading framing as the key disinformation strategy, seeking to connect the “cure” discourse with disinformation. ...
Resumen
Este artículo analiza cómo la circulación de desinformación sobre una posible “cura” para el coronavirus en Twitter brasileño tuvo lugar durante un período de diez días en marzo de 2020. Se centra en la discusión: (1) de las formas en que se difundieron discursos relacionados con la desinformación sobre supuestas curas, (2) los diferentes tipos de discurso de desinformación y su prevalencia y (3) los modos de disputa contra los discursos que niegan la desinformación. A través de un estudio de m ...
Este artículo analiza cómo la circulación de desinformación sobre una posible “cura” para el coronavirus en Twitter brasileño tuvo lugar durante un período de diez días en marzo de 2020. Se centra en la discusión: (1) de las formas en que se difundieron discursos relacionados con la desinformación sobre supuestas curas, (2) los diferentes tipos de discurso de desinformación y su prevalencia y (3) los modos de disputa contra los discursos que niegan la desinformación. A través de un estudio de métodos mixtos, con análisis de contenido y análisis de redes sociales de 57,295 tweets, observamos (1) la centralidad del discurso de desinformación con el discurso político en apoyo del Presidente de la República, Jair Bolsonaro; (2) la difusión de información errónea asociada con la acción de los principales influyentes de opinión alineados notablemente con su base de apoyo; (3) el crecimiento de la circulación de desinformación basada en los pronunciamientos del presidente; (4) la circulación de marcos engañosos de información verdadera como la estrategia clave de la disputa discursiva, buscando alinear el discurso de “cura” con la desinformación. ...
In
E-Compós: Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Brasília, DF. Vol. 24 (2021), p. 1-29
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40281)Applied and Social Sciences (4125)
This item is licensed under a Creative Commons License