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dc.contributor.advisorMagalhães, Alexandre Almeida dept_BR
dc.contributor.authorOliveira, José Eduardo Barreto dept_BR
dc.date.accessioned2021-10-09T05:00:03Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230640pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar e refletir acerca dos fenômenos das entregas por bicicleta, em especial sob a sua origem, as relações com as novas formas de organização do trabalho, as desregulamentações das atividades produtivas e o aumento dos regimes profissionais flexíveis. As novas dinâmicas do capitalismo, do consumo e do emprego, em conjunto com tecnologias digitais, como aparelhos smartphones e os aplicativos de e-commerce, possibilitaram a difusão e expansão do modelo de negócio do capitalismo de plataforma e de grupos empresariais focalizados em entregas rápidas de produtos, sobretudo alimentícios. Além disso, a expansão do uso das bicicletas é um fenômeno moderno recorrente nas grandes cidades pelo mundo, inclusive nos centros urbanos brasileiros. Neste contexto, muitos trabalhadores foram atraídos para as cicloentregas, ao passo que nos últimos anos se intensificaram as desregulamentações dos mercados e das leis trabalhistas, as desigualdades sociais no sistema capitalista e a instabilidade de uma vasta gama de atividades profissionais. Para analisar esse fenômeno, fiz observações in loco sobre a atividade produtiva em questão, mobilizei conceitos da literatura em ciências sociais sobre os fenômenos do trabalho na contemporaneidade e realizei entrevistas com cicloentregadores e ciclomensageiros na cidade de Porto Alegre seguindo a seguinte problemática: Quais são as percepções dos cicloentregadores/ciclomensageiros sobre sua atividade produtiva no contexto das novas organizações do trabalho? Meu interesse foi fazer emergir através da técnica de entrevista semiestruturada as percepções desse grupo de trabalhadores sobre essas transformações do trabalho e seus impactos individuais e coletivos. O resultado desse estudo é uma análise sobre as características, condições e desafios dessas atividades profissionais, relacionando trajetórias e biografias localizadas na cidade de Porto Alegre entre 2019 e 2021 com as considerações do mundo do trabalho contemporâneo de uma gama de autores e autoras nas ciências sociais.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to investigate and discuss the phenomena of bicycle delivery, in particular under its origins, the relationships with new forms of work organization, the deregulation of productive activities and the increase in flexible professional regimes . The new dynamics of capitalism, consumption and employment, together with digital technologies such as smartphone devices and e-commerce applications, have enabled the diffusion and expansion of the platform capitalism business model and business groups focused on fast delivery products, especially food. Furthermore, the expansion of the use of bicycles is a recurrent modern phenomenon in large cities around the world, including in Brazilian urban centers. In this context, many workers were attracted to cyclodeliveries, while in recent years the deregulation of markets and labor laws, social inequalities in the capitalist system and the instability of a wide range of professional activities have intensified. To analyze this phenomenon, I made on-the-spot observations about the productive activity in question, mobilized concepts from the literature in social sciences about the conditions of work in contemporary times and conducted interviews with cycle deliverers and cycle messengers in the city of Porto Alegre following the issue: What are the perceptions of cycle deliverers/cycle messengers about their productive activity in the context of new work organizations? My interest was to bring out, through the technique of semi-structured interview, the perceptions of this group of workers about these work transformations and their individual and collective impacts. The result of this study is an analysis of the characteristics, conditions and challenges of these professional activities, relating trajectories and biographies located in the city of Porto Alegre between 2019 and 2021 with the considerations of the contemporary work of a range of authors in the social sciences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociologia do trabalhopt_BR
dc.subjectSociology of Worken
dc.subjectUrban Anthropologyen
dc.subjectAntropologia urbanapt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectEthnography of Worken
dc.subjectModernityen
dc.subjectOrganização do trabalhopt_BR
dc.subjectDesregulamentação : Direito do trabalhopt_BR
dc.subjectMobilitiesen
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectBicyclesen
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectBike Deliveryen
dc.subjectBicicletapt_BR
dc.subjectBike Courieren
dc.subjectMorro Santana (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subjectNew Forms of Work Organizationen
dc.subjectEmployment Deregulationen
dc.subjectGig Economyen
dc.titleOs cicloentregadores no contexto das novas organizações do trabalho : um estudo sociológico de perspectivas e trajetórias profissionaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001132084pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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