Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPavani, Daniela Borgespt_BR
dc.contributor.authorPassos, Caroline Tavarespt_BR
dc.date.accessioned2021-10-06T04:15:33Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230539pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tomou como ponto de partida uma atividade pedagógica, intitulada Jogo dos Biomas, desenvolvida pelo Subprojeto Interdisciplinar Campus do Vale, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Jogo dos Biomas representa uma proposta de rompimento com o modelo fragmentado de ensino comumente observado nas instituições escolarizadas, buscando integrar saberes e indivíduos através da presença do caráter lúdico que proporciona o prazer e a motivação durante e resultante do processo de ensino-aprendizagem. Seu objetivo inicial foi a aproximação entre os conhecimentos relacionados às áreas de geografia, biologia, física e astronomia, partindo da influência do padrão da incidência solar às regiões climáticas e à distribuição dos tipos de vida na Terra. O presente trabalho objetivou o aperfeiçoamento e a avaliação do potencial de aplicabilidade do Jogo dos Biomas enquanto ferramenta didática de intenção lúdica, interdisciplinar e estimuladora do desenvolvimento da autonomia do sujeito de aprendizagem. Para tanto, após apresentação do jogo a estudantes de Licenciatura em diferentes cursos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com intuito de reunir sugestões a sua melhoria. Após as modificações necessárias, o jogo foi então aplicado em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Réus, na cidade de Porto Alegre. O método de aplicação corresponde à intervenção pedagógica, utilizando-se como ferramenta avaliativa um teste prévio e um posterior à aplicação do jogo para análise comparativa dos dados qualitativos. A primeira etapa da pesquisa resultou em uma reelaboração completa do Jogo dos Biomas, enquanto a sua inserção em sala de aula demonstrou a possibilidade do seu para fins pedagógicos. Características da presença do caráter lúdico, do enfoque interdisciplinar e da promoção da autonomia foram observadas na intervenção, bem como a apreensão de novos saberes por parte dos alunos foi possibilitada. Problemáticas na execução do jogo e críticas construtivas foram essenciais à continuidade do projeto.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectBiomaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleJogo dos biomas : potencial como ferramenta didática interdisciplinarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001108941pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples