Jogo dos biomas : potencial como ferramenta didática interdisciplinar
dc.contributor.advisor | Pavani, Daniela Borges | pt_BR |
dc.contributor.author | Passos, Caroline Tavares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-06T04:15:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/230539 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso tomou como ponto de partida uma atividade pedagógica, intitulada Jogo dos Biomas, desenvolvida pelo Subprojeto Interdisciplinar Campus do Vale, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Jogo dos Biomas representa uma proposta de rompimento com o modelo fragmentado de ensino comumente observado nas instituições escolarizadas, buscando integrar saberes e indivíduos através da presença do caráter lúdico que proporciona o prazer e a motivação durante e resultante do processo de ensino-aprendizagem. Seu objetivo inicial foi a aproximação entre os conhecimentos relacionados às áreas de geografia, biologia, física e astronomia, partindo da influência do padrão da incidência solar às regiões climáticas e à distribuição dos tipos de vida na Terra. O presente trabalho objetivou o aperfeiçoamento e a avaliação do potencial de aplicabilidade do Jogo dos Biomas enquanto ferramenta didática de intenção lúdica, interdisciplinar e estimuladora do desenvolvimento da autonomia do sujeito de aprendizagem. Para tanto, após apresentação do jogo a estudantes de Licenciatura em diferentes cursos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com intuito de reunir sugestões a sua melhoria. Após as modificações necessárias, o jogo foi então aplicado em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Réus, na cidade de Porto Alegre. O método de aplicação corresponde à intervenção pedagógica, utilizando-se como ferramenta avaliativa um teste prévio e um posterior à aplicação do jogo para análise comparativa dos dados qualitativos. A primeira etapa da pesquisa resultou em uma reelaboração completa do Jogo dos Biomas, enquanto a sua inserção em sala de aula demonstrou a possibilidade do seu para fins pedagógicos. Características da presença do caráter lúdico, do enfoque interdisciplinar e da promoção da autonomia foram observadas na intervenção, bem como a apreensão de novos saberes por parte dos alunos foi possibilitada. Problemáticas na execução do jogo e críticas construtivas foram essenciais à continuidade do projeto. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Biomas | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Jogo dos biomas : potencial como ferramenta didática interdisciplinar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001108941 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Biológicas (1355)