Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFagundes, Nelson Jurandi Rosapt_BR
dc.contributor.authorMatzenbacher, Mateus Pio da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-06T04:13:04Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230507pt_BR
dc.description.abstractApesar dos motivos que determinam os padrões de qualidade na educação científica variarem entre os países e culturas, o nível de letramento científico é o que orienta as percepções e decisões dos estudantes a respeito de problemáticas científicas, seja a nível pessoal ou social. Para isso, enxergar e interpretar as ciências a partir de uma perspectiva mais contextualizada interdisciplinar se faz necessário, considerando não só os conteúdos científicos, mas também valorizando o aprendizado dos alunos no que diz respeito à natureza da ciência em seus vários aspectos e da atividade científica em si. Nos últimos trinta anos, o interesse pelo ensino contextual das ciências consolidou uma área de pesquisa no campo de educação em ciências, explorando seus componentes históricos, filosóficos, sociais e culturais, enfatizando as possibilidades e potencialidades de sua utilização nas aulas de ciências do ensino básico e nas disciplinas científicas do ensino superior, principalmente sobre o aprendizado em relação à natureza da ciência. A presente monografia apresenta os resultados do efeito de uma intervenção didática por abordagem contextual histórico-filosófica nas concepções sobre natureza da ciência presentes em alunos de uma disciplina do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram para concepções diversas e para uma mudança conceitual significativa e favorável no perfil geral da turma.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectFilosofia da ciênciapt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.titleHistória e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evoluçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBombassaro, Luiz Carlospt_BR
dc.identifier.nrb001109341pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples