Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Henrique Bunselmeyerpt_BR
dc.contributor.authorVieira, Jéssica Andrade Paespt_BR
dc.date.accessioned2021-10-02T04:46:33Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230437pt_BR
dc.description.abstractTextos de divulgação científica (TDC) têm sido utilizados no Ensino de Ciências Biológicas como recurso didático complementar, contextualizando o conteúdo curricular e relacionando-o ao cotidiano dos estudantes. Entretanto, os TDC precisam, muitas vezes, ser convertidos em textos didáticos, através de uma série de adaptações, antes de serem utilizados em sala de aula. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar o uso de TDC por professores de Ciências e Biologia, como estes TDC são adaptados desde o artigo científico original até o texto didático e como este material pode ser utilizado como uma ferramenta de popularização da ciência. Para isso, 24 professores foram entrevistados através de um questionário online, contendo perguntas sobre o uso de TDC em sala de aula, revistasfonte selecionadas, adaptações realizadas e conteúdos abordados. Apenas metade dos professores questionados costuma utilizar TDC para o ensino de conteúdos variados. As razões da não utilização de TDC pelos demais foram levantadas. Dentre os que utilizam TDC, a maioria dos textos é extraída das revistas Ciência Hoje (CH) e Ciência Hoje das Crianças (CHC). O uso de trechos específicos, adaptações de vocabulário e inserção de um glossário foram as estratégias de adaptação mais utilizadas por estes professores. Uma análise comparativa entre artigos científicos originais, publicados por pesquisadores brasileiros, e TDC extraídos das revistas CH e CHC foi realizada, a fim de identificar as estratégias de adaptação utilizadas na elaboração de um TDC. Estratégias relacionadas à transposição didática, à recontextualização e a diversos elementos jornalísticos foram identificados. Os TDC utilizados na análise comparativa também foram adaptados para uso como texto didático, utilizando a reelaboração discursiva como estratégia. Entretanto, depoimentos e informações referentes aos pesquisadores envolvidos na pesquisa foram mantidos, ao contrário do observado em textos didáticos oriundos de TDC. A escolha de TDC que descrevem resultados científicos desenvolvidos no país ou por pesquisadores brasileiros, bem como a permanência das referências aos institutos de pesquisa e pesquisadores brasileiros envolvidos podem ser estratégias de popularização da ciência brasileira. Este estudo permitiu reflexões sobre o uso de TDC em sala de aula, incluindo a atuação do professor na escolha dos TDC e no processo de conversão do TDC para um texto didático. A escolha do TDC deve favorecer a aprendizagem, permitindo contextualizações com os saberes prévios do aluno e o desenvolvimento de suas habilidades de leitura e argumentação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectTexto didáticopt_BR
dc.titleTextos de divulgação científica da pesquisa brasileira no ensino de Biologia : ferramenta didática e de popularização da ciênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001109057pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples