O repertório de ação coletiva do CPERS-sindicato sob a visão de professoras de uma escola estadual de Porto Alegre
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Em um contexto de sérias ameaças aos interesses da categoria docente, a literatura a respeito do seu sindicalismo indica uma fragilização das relações entre sindicato e trabalhadoras. Entendendo que as percepções das professoras a respeito das ações desenvolvidas pelos sindicatos são um aspecto importante dessas relações, neste trabalho, buscamos investigar as percepções de seis professoras de uma escola estadual de Porto Alegre sobre o repertório de ações desenvolvido pelo CPERSSINDICATO. Assi ...
Em um contexto de sérias ameaças aos interesses da categoria docente, a literatura a respeito do seu sindicalismo indica uma fragilização das relações entre sindicato e trabalhadoras. Entendendo que as percepções das professoras a respeito das ações desenvolvidas pelos sindicatos são um aspecto importante dessas relações, neste trabalho, buscamos investigar as percepções de seis professoras de uma escola estadual de Porto Alegre sobre o repertório de ações desenvolvido pelo CPERSSINDICATO. Assim, realizamos entrevistas semi-estruturadas com as professoras, para acessar sua visão das ações sindicais, e uma análise do jornal Sineta no período de dois anos, a partir de agosto de 2016, para a caracterização do referido repertório. Nossos resultados sugeriram a presença de alguns marcadores da crise dos sindicatos apontada pela literatura, embora pareça haver um consenso por parte das professoras acerca da importância do sindicalismo. A participação maior no movimento sindical, a partir de nossos achados, está associada a uma identificação mais ideológica com o CPERS, enquanto a não-participação está associada a uma aversão ao envolvimento do mesmo com política partidária. De uma forma independente do grau de participação da entrevistada, a precarização das condições do trabalho e da vida docente figuraram como fatores que dificultam a participação no sindicalismo. Destacamos a importância do desenvolvimento de mais investigações estudando as relações de identificação com o repertório de ações do sindicato, em especial no que diz respeito ao envolvimento do mesmo com a política partidária e as suas ações de mediação para o engajamento da categoria em estruturas de organização de base. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Biológicas (1353)
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