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dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorGoetz, Ana Paula Moraespt_BR
dc.date.accessioned2021-10-02T04:44:46Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230427pt_BR
dc.description.abstractO uso de textos de divulgação científica (TDC) como recurso em sala de aula tem grande potencial, pois contribui para a contextualização dos conhecimentos científicos na Educção Básica. Ele também fornece acesso a informações e amplia a discussão de questões atuais em sala de aula, como a conservação da biodiversidade. A perda da biodiversidade constitui uma das piores crises mundiais da atualidade e a abordagem desse problema em sala de aula requer recursos didáticos além dos tradicionais. O objetivo desse estudo foi investigar o potencial de TDC como recurso didático para a abordagem do tema “Conservação da biodiversidade” na sala de aula. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma turma de Ciências do sétimo ano do Ensino Fundamental. Um TDC da revista Ciência Hoje das Crianças foi selecionado e submetido a um ensaio de Análise de Discurso (AD) para identificar as informações e os sentidos expressos nele. O texto escolhido aborda as ameaças à sobrevivência das espécies do roedor conhecido como “tuco-tuco”. Foi elaborado o planejamento de uma atividade didática que incluía a leitura do TDC pelos estudantes e a produção de uma história em quadrinhos (HQ) que deveria abordar as ameaças à sobrevivência do tuco-tuco e uma solução para ajudar na conservação das espécies. Foram produzidas 14 HQs que também foram submetidas a um ensaio de AD, a fim de identificar nelas as informações e os sentidos relacionados ou não ao TDC. Grande parte dos estudantes demonstrou interesse pela leitura e pelo tema “Conservação da Biodiversidade”. Os estudantes a partir da exploração das informações veiculados no TDC expressaram nas HQs conhecimentos sobre o habitat e o comportamento do tuco-tuco, além disso, a construção civil apareceu como a principal ameaça à conservação das espécies nas histórias. A maior frequência desses conhecimentos indica os aprendizados da turma sobre um grupo de animais nativos que era desconhecido pelos estudantes e também sobre alguns aspectos do tema proposto. Outras ameaças, além da destruição do habitat presente no texto, foram criadas pelos estudantes como, por exemplo, a poluição, o desmatamento e a caça. Esses sentidos novos estão relacionados à memória discursiva dos estudantes, evidenciando que eles têm uma bagagem de conhecimentos provavelmente decorrentes do contato com ações ambientais e com o discurso científico voltado para a conservação de espécies ameaçadas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.titleDivulgação científica na sala de aula : abordagem da conservação da biodiversidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001108779pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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