Museu Anchieta de Ciências Naturais : um espaço científico-pedagógico de aprendizagens
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Durante meu percurso escolar, tive o privilégio de estudar no Colégio Anchieta, uma das melhores escolas de Porto Alegre. Ao longo da minha escolarização básica, em especial, no Ensino Fundamental, tive a oportunidade de conhecer e frequentar um espaço de ensino-aprendizagem do colégio, atualmente denominado Museu Anchieta de Ciências Naturais. Os assuntos e conteúdos apresentados e ensinados no museu, eu entendia e aprendia com muito mais facilidade. O Museu Anchieta de Ciências Naturais é o m ...
Durante meu percurso escolar, tive o privilégio de estudar no Colégio Anchieta, uma das melhores escolas de Porto Alegre. Ao longo da minha escolarização básica, em especial, no Ensino Fundamental, tive a oportunidade de conhecer e frequentar um espaço de ensino-aprendizagem do colégio, atualmente denominado Museu Anchieta de Ciências Naturais. Os assuntos e conteúdos apresentados e ensinados no museu, eu entendia e aprendia com muito mais facilidade. O Museu Anchieta de Ciências Naturais é o museu escolar mais antigo do estado, sendo referência na área de História Natural e na relação entre Museologia e Educação. Considerando o valor e a importância das experiências e vivências no Museu Anchieta de Ciências Naturais definiu-se o principal objetivo desta investigação: identificar as especificidades deste museu, nos campos científico-pedagógicos, analisando-as de modo a evidenciar as peculiaridades das relações ensino e ciência, deste museu. O percurso metodológico foi composto por visitas ao Museu Anchieta, consulta ao acervo histórico e científico, observação da atividade Uma Noite no Museu e entrevista com a professora de Ciências responsável pelas atividades desta área no museu. Os dados obtidos foram transcritos e analisados baseando-se na técnica de pesquisa Análise de Conteúdo. A discussão e análise dos resultados mostrou que o Museu Anchieta de Ciências Naturais realiza com excelência um trabalho científico-pedagógico à comunidade escolar e, também, ao público em geral. Neste sentido, afirma-se o seu grande diferencial na medida em que promove e realiza atividades de caráter integrador, ou seja, àquelas que estabelecem relações entre ensino, ciência, música, dança, vídeo, luz, som, desenho, pintura, jogos e outros recursos. Museus escolares são valiosos espaços de ensino-aprendizagem e merecem ser difundidos por toda a rede de ensino. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License