Mostrar el registro sencillo del ítem
Museu Anchieta de Ciências Naturais : um espaço científico-pedagógico de aprendizagens
dc.contributor.advisor | Junqueira, Heloisa | pt_BR |
dc.contributor.author | Flores, Alice Mainieri | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-02T04:44:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/230424 | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante meu percurso escolar, tive o privilégio de estudar no Colégio Anchieta, uma das melhores escolas de Porto Alegre. Ao longo da minha escolarização básica, em especial, no Ensino Fundamental, tive a oportunidade de conhecer e frequentar um espaço de ensino-aprendizagem do colégio, atualmente denominado Museu Anchieta de Ciências Naturais. Os assuntos e conteúdos apresentados e ensinados no museu, eu entendia e aprendia com muito mais facilidade. O Museu Anchieta de Ciências Naturais é o museu escolar mais antigo do estado, sendo referência na área de História Natural e na relação entre Museologia e Educação. Considerando o valor e a importância das experiências e vivências no Museu Anchieta de Ciências Naturais definiu-se o principal objetivo desta investigação: identificar as especificidades deste museu, nos campos científico-pedagógicos, analisando-as de modo a evidenciar as peculiaridades das relações ensino e ciência, deste museu. O percurso metodológico foi composto por visitas ao Museu Anchieta, consulta ao acervo histórico e científico, observação da atividade Uma Noite no Museu e entrevista com a professora de Ciências responsável pelas atividades desta área no museu. Os dados obtidos foram transcritos e analisados baseando-se na técnica de pesquisa Análise de Conteúdo. A discussão e análise dos resultados mostrou que o Museu Anchieta de Ciências Naturais realiza com excelência um trabalho científico-pedagógico à comunidade escolar e, também, ao público em geral. Neste sentido, afirma-se o seu grande diferencial na medida em que promove e realiza atividades de caráter integrador, ou seja, àquelas que estabelecem relações entre ensino, ciência, música, dança, vídeo, luz, som, desenho, pintura, jogos e outros recursos. Museus escolares são valiosos espaços de ensino-aprendizagem e merecem ser difundidos por toda a rede de ensino. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Museu escolar | pt_BR |
dc.subject | Museu Anchieta de Ciências Naturais | pt_BR |
dc.subject | Ciencias naturais : Museus | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | Museu Anchieta de Ciências Naturais : um espaço científico-pedagógico de aprendizagens | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001108669 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37345)Tesinas Ciencias Biológicas (1353)