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dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorPetzhold, Erika Sant'Annapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-02T04:43:27Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230423pt_BR
dc.description.abstractAs escolas têm autonomia administrativa, pedagógica e de gestão financeira. No exercício democrático de sua autonomia em relação à dimensão pedagógica, uma estratégia amplamente adotada nas escolas é a realização de reuniões com a participação de professores. Este trabalho se detém sobre essas reuniões pedagógicas, buscando compreender porque, como ocorrem e como são estruturadas, bem como as percepções dos sujeitos envolvidos nesse espaço-tempo. A metodologia do trabalho consiste na realização de três entrevistas semiestruturadas, realizadas com duas professoras e uma supervisora, em uma escola privada e em uma pública no município de Porto Alegre, RS. Além disso, também houve observação não-participante de uma reunião. Os resultados obtidos demonstram que as reuniões fazem parte da rotina escolar das instituições e que cada escola apresenta suas especificidades em relação à organização das mesmas. Além disso, foi constatado que as percepções dos coordenadores e dos participantes em relação às reuniões são extremamente distintas, com os segundos apresentando uma visão mais negativa. O que leva a um grau muito maior de comprometimento e engajamento da coordenação e da supervisão escolar quando comparado ao dos professores. Os docentes não percebem a sua parcela de responsabilidade para a maior ou menor produtividade da reunião e acabam por atribuí-la exclusivamente àqueles que a coordenam. Em adição a isso, a insuficiência de tempo para planejamento e realização de outros estudos e o quadro geral de desvalorização da profissão docente têm impacto direto, diminuindo o engajamento dos professores e a potencialidade das reuniões. Apesar de tudo isso, a dedicação e o trabalho da supervisora faz com que as reuniões sejam espaços democráticos e que oportunizam a formação continuada e a formação em serviço de professores. A partir do estudo, fica evidente que essas reuniões são bastante complexas de se compreender e que possuem potencialidades para serem espaços criativos, de qualificação docente e transformadores da realidade escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleReuniões no ambiente escolar: percepções de docentes e equipe pedagógica e potencialidadespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001109199pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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