Reuniões no ambiente escolar: percepções de docentes e equipe pedagógica e potencialidades
dc.contributor.advisor | Rosa, Russel Teresinha Dutra da | pt_BR |
dc.contributor.author | Petzhold, Erika Sant'Anna | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-02T04:43:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/230423 | pt_BR |
dc.description.abstract | As escolas têm autonomia administrativa, pedagógica e de gestão financeira. No exercício democrático de sua autonomia em relação à dimensão pedagógica, uma estratégia amplamente adotada nas escolas é a realização de reuniões com a participação de professores. Este trabalho se detém sobre essas reuniões pedagógicas, buscando compreender porque, como ocorrem e como são estruturadas, bem como as percepções dos sujeitos envolvidos nesse espaço-tempo. A metodologia do trabalho consiste na realização de três entrevistas semiestruturadas, realizadas com duas professoras e uma supervisora, em uma escola privada e em uma pública no município de Porto Alegre, RS. Além disso, também houve observação não-participante de uma reunião. Os resultados obtidos demonstram que as reuniões fazem parte da rotina escolar das instituições e que cada escola apresenta suas especificidades em relação à organização das mesmas. Além disso, foi constatado que as percepções dos coordenadores e dos participantes em relação às reuniões são extremamente distintas, com os segundos apresentando uma visão mais negativa. O que leva a um grau muito maior de comprometimento e engajamento da coordenação e da supervisão escolar quando comparado ao dos professores. Os docentes não percebem a sua parcela de responsabilidade para a maior ou menor produtividade da reunião e acabam por atribuí-la exclusivamente àqueles que a coordenam. Em adição a isso, a insuficiência de tempo para planejamento e realização de outros estudos e o quadro geral de desvalorização da profissão docente têm impacto direto, diminuindo o engajamento dos professores e a potencialidade das reuniões. Apesar de tudo isso, a dedicação e o trabalho da supervisora faz com que as reuniões sejam espaços democráticos e que oportunizam a formação continuada e a formação em serviço de professores. A partir do estudo, fica evidente que essas reuniões são bastante complexas de se compreender e que possuem potencialidades para serem espaços criativos, de qualificação docente e transformadores da realidade escolar. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.title | Reuniões no ambiente escolar: percepções de docentes e equipe pedagógica e potencialidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001109199 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Biológicas (1355)