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dc.contributor.advisorMoço, Maria Cecília de Chiarapt_BR
dc.contributor.authorBeschorner, Amanda Brandtpt_BR
dc.date.accessioned2021-10-02T04:42:25Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230416pt_BR
dc.description.abstractA falta de entusiasmo e materiais adequados para lecionar biologia com metodologias mais lúdicas e práticas é perceptível no ambiente escolar. Por essa razão, cientistas estão analisando práticas educativas que dinamizem e facilitem o processo de ensinoaprendizagem. A análise de livros didáticos de ensino médio constatou que para o ensino de anatomia e histologia vegetal raramente são disponibilizadas atividades práticas. Assim, o conteúdo é transmitido da forma convencional, cobrando memorização de conceitos, colaborando para a falta de entusiasmo dos alunos. Com base nesse contexto, a proposta deste trabalho foi elaborar atividades didáticas para facilitar a compreensão da organização dos tecidos nos diferentes órgãos vegetais e minimizar as dificuldades de interpretação dos cortes histológicos em microscópios ópticos de luz transmitida em campo claro. Para tanto, foi realizada uma análise qualitativa a partir de uma sequência didática. O tema definido para essa pesquisa foi Anatomia Vegetal e as tarefas foram planejadas para a aplicação em uma turma de 1º ano do ensino médio com 16 alunos, de uma escola da rede estadual de ensino público do município de Canoas-RS. A aplicação foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no centro de Porto Alegre. As maiores dificuldades nas atividades foram em relação à compreensão dos alunos do que era um cilindro, como realizar os planos de corte transversais e longitudinais e problemas de compreensão a respeito do que era uma célula e um tecido. O questionário de impressões concluiu que a aula prática foi muito eficiente nos seus objetivos propostos e a maioria dos alunos respondeu que não tiveram dificuldade em realizar o solicitado. A construção progressiva de habilidades obtidas ao longo das 3 sequências didáticas se mostrou muito eficiente ao final de sua aplicação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.titleUtilização de sequência didática para o aprendizado da anatomia vegetal no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001109198pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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