Análise do desempenho das universidades brasileiras nos rankings universitários internacionais
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O trabalho analisa os quatro rankings universitários internacionais mais conhecidos na literatura consultada, que são Academic Ranking of World Universities (ARWU), CWTS Leiden Ranking, QS World University Ranking e Times Higher Education (THE). Discorre sobre o conceito de ranking acadêmico para trazer compreensão sobre a temática, com pontos positivos e críticas sobre o formato de alguns rankings. Como objetivo geral, busca compreender como os rankings acadêmicos avaliam as universidades, qua ...
O trabalho analisa os quatro rankings universitários internacionais mais conhecidos na literatura consultada, que são Academic Ranking of World Universities (ARWU), CWTS Leiden Ranking, QS World University Ranking e Times Higher Education (THE). Discorre sobre o conceito de ranking acadêmico para trazer compreensão sobre a temática, com pontos positivos e críticas sobre o formato de alguns rankings. Como objetivo geral, busca compreender como os rankings acadêmicos avaliam as universidades, quais indicadores utilizam e qual o peso que lhes são atribuídos para gerar a hierarquização. Analisaram-se as metodologias dos rankings a fim de entender o que eles consideram importante no momento em que afirmam a excelência das universidades, e se a crise causada pelo Covid-19 gerou algum impacto nos rankings. Foram comparados os indicadores dos quatro rankings para identificar as similaridades e as particularidades de cada um. Em uma análise das edições de 2020 e 2020/2021 dos rankings, identificou-se o crescimento no número de universidades brasileiras presentes nestas classificações, se comparado com as edições de anos anteriores. Em 2016, havia 29 universidades brasileiras ranqueadas nos quatro rankings, e nas edições 2020 e 2020/2021 há 55 universidades brasileiras, que gerou um acréscimo de 26 universidades brasileiras nos últimos quatro anos. Não há menção à pandemia de Covid-19 nas metodologias estudadas, no entanto notou-se que os rankings estão atentos à esta questão e podem ocorrer mudanças futuras em suas metodologias. Conclui-se que o desempenho das universidades brasileiras, em um panorama geral, pode ser considerado bom, visto que, o número de universidades presentes nestas listagens, nas últimas edições dos rankings ARWU, Leiden, QS e THE, foi o maior desde o início das publicações das classificações. ...
Abstract
The research analyzes the four best-known international university rankings in the literature consulted, which are Academic Ranking of World Universities (ARWU), CWTS Leiden Ranking, QS World University Ranking and Times Higher Education (THE). It discusses the concept of academic ranking to bring understanding about the theme, with positive points and criticisms about the format of some rankings. As a general objective, it seeks to understand how academic rankings evaluate universities, which ...
The research analyzes the four best-known international university rankings in the literature consulted, which are Academic Ranking of World Universities (ARWU), CWTS Leiden Ranking, QS World University Ranking and Times Higher Education (THE). It discusses the concept of academic ranking to bring understanding about the theme, with positive points and criticisms about the format of some rankings. As a general objective, it seeks to understand how academic rankings evaluate universities, which indicators are used by the rankings and what weight are assigned to generate hierarchy. Rankings methodologies were analyzed in order to understand what they consider important at the time they affirm the excellence of universities, and whether the crisis caused by Covid-19 had any impact on rankings. The indicators of the four rankings were compared to identify the similarities and peculiarities of each one. In an analysis of the 2020 and 2020/2021 editions of the rankings, the growth in the number of Brazilian universities present in these classifications was identified, when compared to the editions of previous years. In 2016, there were 29 Brazilian universities ranked in the four rankings, and in the 2020 and 2020/2021 editions there are 55 Brazilian universities, which has generated an increase of 26 Brazilian universities in the last four years. There is no mention of the Covid-19 pandemic in the studied methodologies, however it was noted that the rankings are attentive to this issue and future changes in their methodologies may occur. It is concluded that the performance of Brazilian universities, in a general panorama, can be considered good, since the number of universities present in these listings, in the latest editions of the ARWU, Leiden, QS and THE rankings, was the highest since the beginning of the publications of the classifications. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (811)
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