Show simple item record

dc.contributor.advisorSilva, Fabiano Couto Corrêa dapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Fábio Marianopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-22T04:23:56Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230040pt_BR
dc.description.abstractO ambiente escolar é um espaço público onde alunos, professores, pais e demais membros da comunidade escolar convivem e trocam experiências educacionais possibilitando o processo de ensino-aprendizagem. Dentre os diversos ambientes de aprendizagem que compõem o ambiente escolar, a biblioteca é um dos ambientes que tem importante função no processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo questiona: Como as Competências em Informação são desenvolvidas nas bibliotecas escolares; e qual a influência nos indicadores educacionais que relacionam rendimento escolar (aprovação) e desempenho (proficiências) em exames padronizados realizados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no 5º ano do Ensino Fundamental na disciplina de Língua Portuguesa? Analisando o desenvolvimento das competências em informação nas bibliotecas escolares sob os seguintes aspectos: a) influência nos indicadores educacionais que relacionam rendimento escolar (aprovação); b) influência nos indicadores de desempenho (proficiências) em exames padronizados realizados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no 5º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa no ano de 2017. Metodologicamente essa pesquisa caracteriza-se como sendo uma pesquisa básica de abordagem quali-quantitativa de caráter descritivo, com a utilização de um questionário estruturado com perguntas fechadas dicotômicas, de múltipla escolha e escalonadas; com 23 participantes gestores das bibliotecas escolares do município da cidade de Alvorada no Rio Grande do Sul. Concluiu-se que, as ações que são oferecidas pelas bibliotecas escolares do SME de Alvorada-RS são insuficientes para o desenvolvimento e formação das competências informacionais necessárias aos alunos ao longo da vida.pt_BR
dc.description.abstractThe school environment is a public space where students, teachers, parents and other members of the school community live together and exchange educational experiences, enabling the teaching-learning process. In the various learning environments that make up the school environment, the library is one of the environments that plays an important role in the teaching-learning process. The present study asks: How are the Competences in Information developed in school libraries; and what is the influence on educational indicators that relate school performance (approval) and performance (proficiencies) in standardized exams performed by the Basic Education Assessment System (SAEB) in the 5th year of elementary school in the Portuguese language discipline? Analyzing the development of information skills in school libraries under the following aspects: a) influence on educational indicators that relate school performance (approval); b) influence on performance indicators (proficiencies) in standardized exams carried out by the Basic Education Assessment System (SAEB) in the 5th year of Basic Education in Portuguese in the year 2017. The methodology used in the research is characterized as a basic research with a qualitative and quantitative approach of a descriptive character, with the use of a structured questionnaire with closed dichotomous, multiple choice and staggered questions; with 23 participating managers of school libraries in the city of Alvorada in Rio Grande do Sul. It was concluded that, the actions that are offered by the school libraries of the SME of Alvorada-RS are insufficient for the development and formation of the informational competences necessary to the students throughout their life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool librariesen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectCompetences in Informationen
dc.subjectBasic Education Assessment Systemen
dc.titleA Competência em Informação (COINFO) na biblioteca escolar e a sua influência nos índices do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB): um estudo das bibliotecas escolares de Alvorada/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131609pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record