Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVanz, Samile Andrea de Souzapt_BR
dc.contributor.authorPicolli, Micaele Zagonelpt_BR
dc.date.accessioned2021-09-22T04:23:47Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230021pt_BR
dc.description.abstractDiante do uso das redes sociais pela sociedade, as mesmas passaram a ser consideradas fontes e canais alternativos de divulgação científica, resultando na necessidade de estudar este novo meio de comunicação, dada a grande possibilidade de geração de métricas de uso e interações. Este é um fator relevante para que os periódicos científicos começassem a usar as redes para promover a ciência e marcar presença online. A Em Questão, periódico científico da área de Ciências da Informação, começou a usar o Facebook a fim de promover seus fascículos e materiais que possuem relação com seus campos de interesse. Portanto, esta pesquisa concentra-se nas interações feitas pelos usuários da página do Facebook do periódico Em Questão, tendo como objetivos analisar as interações dos mesmos com as publicações e de forma exploratória identificar quais os formatos que estimula maior número de interações. A metodologia utilizada consistiu-se em um levantamento de dados realizado a partir da página e com o auxílio do software livre Estúdio de Criação, e posteriormente tabulados em uma planilha de Excel para facilitar a realização das análises. Foi coletada uma população de 200 publicações que resultou em um total de 1.842 curtidas, 103 comentários e 373 compartilhamentos. Dentre as ações os comentários obtiveram o menor percentual (24%), pois demanda maior envolvimento por parte do usuário com o conteúdo, e esta ação pode evoluir para uma conversação com os demais usuários. Além disso, constatou-se que as oscilações de frequência e publicações mais interativas influenciam no engajamento das mesmas, e consequentemente na visibilidade da página. Ao final da pesquisa foi possível concluir que o Facebook é uma fonte de informação rica em dados altmétricos, sendo essas métricas essenciais para medir a presença online do periódico Em Questão e dos pesquisadores, e que através deste canal é possível agilizar o processo de comunicação científica.pt_BR
dc.description.abstractIn the face of the great use of social networks by society, these became to be considered sources and channels of information, resulting in the need to study this new communication channel, given the great possibility of generating usage and interactions metrics. This is a relevant factor for scientific journals to begin using social networks to promote science and be present online. Em Questão, a scientific journal in the area of Information Sciences, began to use Facebook in order to promote its issues and materials which are related to its area of interest. Thus, this research focuses on interactions made by users of the Facebook page of the Em Questão journal, having as its objectives to analyze users’ interactions with the publications and, in an exploratory way, identify which formats promote the higher number of interactions. The methodology used consisted of a data collection performed through the page and with the assistance of the Creator Studio free software, and subsequently tabulated in an Excel spreadsheet to facilitate to carry out the analysis. A population of 200 publications was collected, which resulted in a total of 1.842 likes, 103 comments and 373 shares. Among the interactions, the comments obtained the lowest percentage (24%), since it requires greater involvement on the part of the users with the content and this action can develop into a conversation with the other users. Moreover, it was observed that the frequency oscillations and more interactive publications influence their engagement, and, consequently, the page visibility. At the end of the research it could be concluded that Facebook is a source of information rich in altmetric data, these metrics being essential to measure the online presence of the Em Questão journal and the researchers, and that through this channel it is possible to expedite the process of scientific communication.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectScientific communicationen
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectCientometriapt_BR
dc.subjectFacebook (Site)pt_BR
dc.subjectScientific journalsen
dc.subjectFacebooken
dc.subjectAltmetricsen
dc.subjectEm Questãoen
dc.titleAnálise das interações feitas na página do Facebook do periódico Em Questãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131616pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples