Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMachado, Bernardo Diaspt_BR
dc.contributor.authorTello Gamarra, Jorge Estuardopt_BR
dc.contributor.authorBandeira, Denise Lindstrompt_BR
dc.contributor.authorMuller, Claudio Josept_BR
dc.contributor.authorPeralta, Carla Beatriz da Luzpt_BR
dc.date.accessioned2021-09-14T04:28:06Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2448-0479pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229773pt_BR
dc.description.abstractMétodos voltados à gestão por processos têm sido importantes ferramentas para melhorar o desempenho operacional. Contudo, apesar dos aportes destes métodos, maiores avanços ainda são necessários. O presente artigo tem como objetivo apresentar um método para a gestão por processos, contendo seis fases: conhecimento da organização, seleção do processo, mapeamento do processo, análise do processo, estabelecimento de mudanças e implementação e monitoramento do processo. Para poder analisar a utilidade desta proposta, foi realizado um estudo de caso em uma farmácia de manipulação. Os resultados obtidos nesse estudo de caso permitiram a redução de 23% no tempo de ciclo do produto e de 30% no tempo gasto para a produção de uma unidade, resultando em um aumento de produtividade em torno de 31%. No que diz respeito à empresa, a aplicação do método proporcionou evolução organizacional, pois houve a efetivação da aplicação do método no contexto da empresa, aprendizagem dos conceitos sobre a gestão por processo e por fatores como: o conhecimento por parte da empresa sobre a nova forma de gerenciamento, a conscientização por parte dos colaboradores envolvidos com o projeto e da alta direção a respeito da necessidade dessa mudança e o empenho dos mesmos na busca de informações relevantes para a tomada de decisão sobre as mudanças.pt_BR
dc.description.abstractMethods aimed to the management by processes have been important tools to improve the operational performance. However, despite the inputs of those methods, greater improvements are still necessary. The present article aims to submit a method for a management by processes, holding six stages: organizational knowledge, process selection, process mapping, process analysis, change establishment, and process implementation and monitoring. To be able to analyze the usefulness of that proposal, a case study was performed at a manipulation pharmacy. The results obtained in that case study allowed the decrease of 23% of the product cycle time and a decrease of 30% of the time spent on the production of one unit, resulting in an increase in productivity of around 31%. With regards to the company, the application of the method provided a significant organizational evolution, since there was the establishing of the introduction, in its context, of concepts about management by processes through factors like: the company knowledge about the new method of management, the awareness of the collaborators involved with the project and awareness of the senior management regarding that need for change and their commitment to searching for relevant information for the decision-making about the changesen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica Científica da UERGS. Porto Alegre. Vol. 4, n. 5 (2018), p. 651-668pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcessesen
dc.subjectGestão da produçãopt_BR
dc.subjectManagement by processesen
dc.subjectGerenciamento de processos de negóciospt_BR
dc.subjectPhases of BPMen
dc.titleAs seis fases da gestão por processos : proposta de um métodopt_BR
dc.title.alternativeThe six stages of management by processes : proposal for a methoden
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001131142pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples