Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBorges, Jussarapt_BR
dc.contributor.authorEspolier, Charlespt_BR
dc.date.accessioned2021-09-07T04:19:28Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229617pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa discorre sobre a utilização das fanpages como ferramentas de marketing nas bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Objetiva examinar as percepções dos bibliotecários sobre a prática do marketing digital nas mídias sociais. Identifica aplicações de marketing na fanpage e busca elencar as tipologias, funções e interações das postagens promovidas pelas bibliotecas. Explica os conceitos de marketing, bibliotecas públicas, marketing da informação, mídias sociais, marketing de relacionamento e marketing institucional. Aborda os assuntos pelo prisma das mídias sociais e sua utilização como ferramenta na divulgação das bibliotecas públicas municipais. Adota como método a pesquisa mista: quantitativa e qualitativa. Utiliza o questionário e a pesquisa documental com inspiração netnográfica para entender como são utilizadas as fanpages na promoção e comunicação nas bibliotecas elencadas. Conclui que as bibliotecas utilizam a mídia social fanpage como ferramenta de marketing para manter um contato próximo e aberto com seus usuários, promovendo com mais afinco a leitura, os eventos e cumprindo, consequentemente, as funções das bibliotecas públicas que implicam cultura e recreação.pt_BR
dc.description.abstractThe research addresses the use of fanpages as a marketing tool in local public libraries in Rio Grande do Sul. Aims to examine the perceptions of librarians about the practice of digital marketing on social media. Identifies the marketing applications on fanpage and seeks to relate the typologies, functions and interactions of the posts promoted by the libraries. Explains the concepts of marketing, public libraries, information marketing, social media, relationship marketing and institutional marketing. Approaches subjects from the perspective of social media used as a tool to promote local public libraries. Uses mixed research as a method: quantitative and qualitative. Adopts a questionnaire and documentary research with netnographic inspiration to understand how fanpages uses promotion and communication at the listed libraries. Concludes that libraries use social media fanpage as a marketing tool to maintain close and open contact with their users, promoting reading and events more diligently and, consequently, fulfilling the functions of public libraries that imply culture and recreation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingen
dc.subjectBiblioteca públicapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectInformation marketingen
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectFanpageen
dc.titleMarketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131056pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples