Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGiovanaz, Marlise Mariapt_BR
dc.contributor.authorSchinoff, Letícia Dutrapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-07T04:17:23Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229591pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda a relação entre memória e fotografia, essa última utilizada como um instrumento capaz de servir como sociotransmissor, auxiliando na elucidação de histórias que trouxeram marcas individuais, institucionais e sociais para a região Sul do Brasil. Tem como objetivos específicos descrever o projeto de organização do acervo fotográfico do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, identificar atividades culturais e de preservação da memória institucional. O método utilizado nesta pesquisa é de natureza básica do tipo exploratória, através de uma abordagem qualitativa, se desenvolveu como um estudo de caso e análise documental. A coleta de dados foi feita através de duas formas: observação participante e história oral. Conclui-se que o acervo fotográfico é uma fonte de informação e também um sociotransmissor, pois sua organização foi capaz de mobilizar colaboradores para a identificação dos registros e relatos detalhados sobre a história do Banco. Ao fim dessa pesquisa, é sugerido que o Projeto Memória construa políticas sólidas para a preservação da memória e continue trabalhando fortemente no registro e desenvolvimento de atividades culturais, proporcionando um espaço para evocação de metamemórias e consolidação da memória e identidade institucional.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper addresses the relationship between memory and photography, the latter used as an instrument capable of serving as a socio transmitter, helping to elucidate stories which brought individual, institutional and social brands to the southern region of Brazil. Its specific objectives are to describe the project of organizing the photographic collection of the Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, identify cultural activities, and the preservation of institutional memory. The method used in this research is of a basic exploratory nature, through a qualitative approach developed as a study case and document analysis. Data collection was done in two ways: participant observation and oral story. It is concluded that the photographic collection is a source of information and also a socio transmitter because its organization was able to mobilize employees to identify the records and detailed reports on the history of the Bank. In the end of this research, it is suggested that the Memory Project make solid policies for the preservation of memory and continue to work strongly in the registration and development of cultural activities, providing a space for evoking meta-memories and consolidating memory and institutional identity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInstitutional memoryen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectMemória institucionalpt_BR
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectBanco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sulen
dc.titleFotografia e memória : um estudo de caso sobre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131090pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples