Leitura de ondas cerebrais como ferramenta para escolha das melhores práticas pedagógicas por parte dos docentes : um estudo quase experimental com estudantes do ensino superior
dc.contributor.author | Machado, Giovanni Bohm | pt_BR |
dc.contributor.author | Wives, Leandro Krug | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T04:26:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/229472 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi identificar, dentre três métodos/ferramentas/formas distintas de ensino, quais despertam maior interesse e retém a atenção dos estudantes do ensino superior. Com essa finalidade, foi realizado um quase experimento com 57 estudantes de curso superior de uma Universidade privada da região metropolitana de Porto Alegre entre os anos de 2018 e 2019. Foi utilizado um aparelho medidor de ondas cerebrais chamado Mindwave NeuroSky para registrar os níveis de atenção e concentração em diferentes tipos de aulas: expositivas, vídeo e gamificadas. Após testes estatísticos de comparação entre os grupos estudados, os principais resultados indicaram maior efetividade para vídeo-aulas e aulas gamificadas, com aulas expositivas ficando em último lugar. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this study was to identify, among three different methods/tools/forms of education, which arouse the most interest and retain the attention of higher education students. For this purpose, a quasi-experiment was conducted with 57 college students from a private university in the metropolitan region of Porto Alegre between 2018 and 2019. A brainwave equipment called Mindwave NeuroSky was used to record attention and concentration levels in different types of classes: lectures, video lessons and gamified classes. After statistical tests of comparison between the studied groups, the main results indicated greater effectiveness for video lessons and gamified classes, with lectures finishing last. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, no. 3, (dez. 2019), p. 61-70 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aula expositiva | pt_BR |
dc.subject | Brainwave | en |
dc.subject | Video lesson | en |
dc.subject | Aula virtual | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Gamified class | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Leitura de ondas cerebrais como ferramenta para escolha das melhores práticas pedagógicas por parte dos docentes : um estudo quase experimental com estudantes do ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Brainwave reading as a tool to choose best teaching practices: a quasi-experimental study with higher education students | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001114468 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Exatas e da Terra (6198)