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dc.contributor.authorMachado, Giovanni Bohmpt_BR
dc.contributor.authorWives, Leandro Krugpt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T04:26:20Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229472pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi identificar, dentre três métodos/ferramentas/formas distintas de ensino, quais despertam maior interesse e retém a atenção dos estudantes do ensino superior. Com essa finalidade, foi realizado um quase experimento com 57 estudantes de curso superior de uma Universidade privada da região metropolitana de Porto Alegre entre os anos de 2018 e 2019. Foi utilizado um aparelho medidor de ondas cerebrais chamado Mindwave NeuroSky para registrar os níveis de atenção e concentração em diferentes tipos de aulas: expositivas, vídeo e gamificadas. Após testes estatísticos de comparação entre os grupos estudados, os principais resultados indicaram maior efetividade para vídeo-aulas e aulas gamificadas, com aulas expositivas ficando em último lugar.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to identify, among three different methods/tools/forms of education, which arouse the most interest and retain the attention of higher education students. For this purpose, a quasi-experiment was conducted with 57 college students from a private university in the metropolitan region of Porto Alegre between 2018 and 2019. A brainwave equipment called Mindwave NeuroSky was used to record attention and concentration levels in different types of classes: lectures, video lessons and gamified classes. After statistical tests of comparison between the studied groups, the main results indicated greater effectiveness for video lessons and gamified classes, with lectures finishing last.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, no. 3, (dez. 2019), p. 61-70pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAula expositivapt_BR
dc.subjectBrainwaveen
dc.subjectVideo lessonen
dc.subjectAula virtualpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectGamified classen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleLeitura de ondas cerebrais como ferramenta para escolha das melhores práticas pedagógicas por parte dos docentes : um estudo quase experimental com estudantes do ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeBrainwave reading as a tool to choose best teaching practices: a quasi-experimental study with higher education students en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001114468pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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