Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais
Fecha
2018Otro título
A Study about Elementary School Teachers and the Use of Technologies for Education: a Proposition of Research Agenda from Educational Data
Materia
Resumo
Este artigo busca mapear o perfil dos professores de ensino fundamental em relação à suas dificuldades, preferências, conhecimentos e tendências no uso das tecnologias digitais com o intuito de desenvolver alternativas concretas para a qualificação das ações desenvolvidas por esses professores em suas escolas, utilizando a tecnologia disponível para este fim. Foi aplicada uma pesquisa de levantamento com professores da rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre, RS, onde s ...
Este artigo busca mapear o perfil dos professores de ensino fundamental em relação à suas dificuldades, preferências, conhecimentos e tendências no uso das tecnologias digitais com o intuito de desenvolver alternativas concretas para a qualificação das ações desenvolvidas por esses professores em suas escolas, utilizando a tecnologia disponível para este fim. Foi aplicada uma pesquisa de levantamento com professores da rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre, RS, onde se obteve uma amostra de 140 respondentes. Os principais resultados indicaram uma forte disposição dos professores em utilizar tecnologias para o ensino, o que proporcionou a geração de uma agenda de pesquisa para aprofundamento do tema. ...
Abstract
In this paper, we seek to map the profile of primary school teachers about their difficulties, preferences, knowledge, and tendencies in the use of digital technologies to develop concrete alternatives for the qualification of the actions developed by these teachers in their schools using the technology available for this purpose. A survey was conducted with some teachers from the municipal education network in the metropolitan region of Porto Alegre, RS, Brazil, where a sample of 140 responden ...
In this paper, we seek to map the profile of primary school teachers about their difficulties, preferences, knowledge, and tendencies in the use of digital technologies to develop concrete alternatives for the qualification of the actions developed by these teachers in their schools using the technology available for this purpose. A survey was conducted with some teachers from the municipal education network in the metropolitan region of Porto Alegre, RS, Brazil, where a sample of 140 respondents was obtained. The main results indicated a strong willingness of the teachers to use technologies for teaching, which provided the generation of a research agenda to deepen the theme. ...
En
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, no. 2, (dez. 2018), p. 91-100
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40917)Ciencias Exactas y Naturales (6197)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License