Movimentos e matérias da iniciação à docência
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Tipo
Outro título
Movements and matters of teaching initiation
Assunto
Resumo
Movimentos junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/ CAPES), desenvolvido junto à Escola Básica com acadêmicos licenciandos, se apresentam aqui junto à perspectiva esquizoanalítica de Deleuze e Guattari. O conceito de matéria é tratado frente sua intrínseca relação com a constituição das disciplinas do conhecimento, enfatizando o dispositivo que envolve o início da atuação de licenciandos em sala de aula. O encontro entre mestres e discípulos configura uma discip ...
Movimentos junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/ CAPES), desenvolvido junto à Escola Básica com acadêmicos licenciandos, se apresentam aqui junto à perspectiva esquizoanalítica de Deleuze e Guattari. O conceito de matéria é tratado frente sua intrínseca relação com a constituição das disciplinas do conhecimento, enfatizando o dispositivo que envolve o início da atuação de licenciandos em sala de aula. O encontro entre mestres e discípulos configura uma disciplina cuja matéria é constituída na aprendizagem do ensino via uma série de ações, entre as quais se ressalta a criação. ...
Abstract
Movements by the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID/ CAPES), developed at K-12 schools by undergraduates in education, are presented according to the schizoanalytic perspective of Deleuze and Guattari. The concept of matter is addressed by its intrinsic relationship with the constitution of knowledge subjects, emphasizing the device that involves the beginning of the undergraduates’ work in the classroom. The encounter between masters and disciples configures a di ...
Movements by the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID/ CAPES), developed at K-12 schools by undergraduates in education, are presented according to the schizoanalytic perspective of Deleuze and Guattari. The concept of matter is addressed by its intrinsic relationship with the constitution of knowledge subjects, emphasizing the device that involves the beginning of the undergraduates’ work in the classroom. The encounter between masters and disciples configures a discipline which matter is constituted in the learning of teaching by means of a series of actions, among which creation highlighted. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 40, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 525-547
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41542)Linguística, Letras e Artes (2835)
Este item está licenciado na Creative Commons License