Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorStormowski, Vandoirpt_BR
dc.contributor.authorGravina, Maria Alicept_BR
dc.contributor.authorLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.date.accessioned2021-08-26T04:09:44Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/226190pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem o objetivo de analisar a importância da identificação, por parte dos professores de matemática, do potencial semiótico dos softwares de geometria dinâmica. A partir de uma revisão bibliográfica, apresenta a relevância dos diferentes registros de representação semiótica para a aprendizagem em matemática, e contempla as implicações da abordagem instrumental quando da inserção dos recursos tecnológicos digitais na sala de aula. É a capacidade de relacionar conceitos matemáticos (identificáveis no software) com signos e significados que emergem do uso da ferramenta ou da realização da tarefa, que caracterizam o potencial semiótico dos softwares de geometria dinâmica. O estudo conclui que, para uma incorporação efetiva dos recursos tecnológicos no planejamento das aulas de matemática, os professores precisam identificar previamente o potencial semiótico da ferramenta a ser utilizada. Deste modo, a formação de professores de matemática deve capacitar tal identificaçãopt_BR
dc.description.abstractThis article aims to analyze the importance of identifying, by mathematics teachers, semiotic potential of the dynamic geometry software. From a landscape review, presents the relevance of the different registers of semiotic representation for learning in mathematics, and considers the implications of the instrumental approach when inserting digital technologies in the classroom. It is the ability to relate mathematical concepts (identifiable in software) with signs and meanings that emerge from the use of the tool or task performance, featuring the semiotic potential of the dynamic geometry software. The study concludes that for an effective incorporation of technological resources in planning mathematics lessons, teachers need to identify in advance the potential of semiotic tool to be used. Thus, the mathematics teacher’s education should enable such identification.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre. Vol. 11, n. 3 (dez. 2013), [10] f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSemiotic potentialen
dc.subjectInformática : Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectTeachersen
dc.subjectDynamic geometryen
dc.titleTecnologia na aula de matemática : a importância do potencial semióticopt_BR
dc.title.alternativeTechnology in the mathematics classroom: the importance of semiotic potential en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000937681pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem