Cultura digital e aprendizagem cooperativa
dc.contributor.author | Bona, Aline Silva de | pt_BR |
dc.contributor.author | Morais, Anuar Daian de | pt_BR |
dc.contributor.author | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Fagundes, Léa da Cruz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-26T04:09:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/226189 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho é uma pesquisa bibliográfica de conceitos importantes para a área da Informática na Educação como: redes, ciberespaço, cibercultura, interação e aprendizagem cooperativa na cultura digital. A base teórica para aprendizagem está alicerçada nos conceitos de colaboração e cooperação dos Estudos Sociológicos de Jean Piaget de 1973, e tais conceitos são conectados e elucidados com duas pesquisas na área da Educação Matemática: os Portfólios de Matemática e o Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, realizada por um dos autores. O objetivo deste é proporcionar um momento de reflexão, a partir de resultados obtidos nas duas pesquisas supracitadas que articulam prática e teoria, aos professores e pesquisadores da área, sobre tais conceitos, valendo-se da necessidade de se escutar os estudantes para assim contribuir para a melhoria da educação no Brasil. Nesta pesquisas verifica-se a construção dos conceitos de matemática pelos estudantes da escola básica, sendo um resultado positivo da articulação destes conceitos discutidos no artigo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The work is a bibliographic research of important concepts for the area of Computing in Education as networks, cyberspace, cyberculture, interaction and cooperative learning in the digital culture. The theoretical basis for learning is based on the concepts of collaboration and cooperation of Sociological Studies of Jean Piaget, 1973, and such concepts are elucidated with two connected and research in Mathematics Education: Portfolios of the Mathematics and Space Digital Learning of Mathematics, performed by one of the authors. The objective is to provide a moment of reflection, the results from both surveys supracidas that link theory and practice, teachers and researchers on these concepts, using the need to listen to the students so as to contribute to improving education in Brazil. In this research there is the construction of math concepts by elementary school students, a positive result of the articulation of the concepts discussed. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (2012), 11 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cyberculture | en |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Digital culture | en |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Cooperative learning | en |
dc.subject | Interaction | en |
dc.subject | Collaboration | en |
dc.title | Cultura digital e aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital culture and learning cooperative | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000902368 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40917)Ciências Exatas e da Terra (6197)