Show simple item record

dc.contributor.authorBona, Aline Silva dept_BR
dc.contributor.authorMorais, Anuar Daian dept_BR
dc.contributor.authorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Léa da Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-26T04:09:43Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/226189pt_BR
dc.description.abstractO trabalho é uma pesquisa bibliográfica de conceitos importantes para a área da Informática na Educação como: redes, ciberespaço, cibercultura, interação e aprendizagem cooperativa na cultura digital. A base teórica para aprendizagem está alicerçada nos conceitos de colaboração e cooperação dos Estudos Sociológicos de Jean Piaget de 1973, e tais conceitos são conectados e elucidados com duas pesquisas na área da Educação Matemática: os Portfólios de Matemática e o Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, realizada por um dos autores. O objetivo deste é proporcionar um momento de reflexão, a partir de resultados obtidos nas duas pesquisas supracitadas que articulam prática e teoria, aos professores e pesquisadores da área, sobre tais conceitos, valendo-se da necessidade de se escutar os estudantes para assim contribuir para a melhoria da educação no Brasil. Nesta pesquisas verifica-se a construção dos conceitos de matemática pelos estudantes da escola básica, sendo um resultado positivo da articulação destes conceitos discutidos no artigo.pt_BR
dc.description.abstractThe work is a bibliographic research of important concepts for the area of Computing in Education as networks, cyberspace, cyberculture, interaction and cooperative learning in the digital culture. The theoretical basis for learning is based on the concepts of collaboration and cooperation of Sociological Studies of Jean Piaget, 1973, and such concepts are elucidated with two connected and research in Mathematics Education: Portfolios of the Mathematics and Space Digital Learning of Mathematics, performed by one of the authors. The objective is to provide a moment of reflection, the results from both surveys supracidas that link theory and practice, teachers and researchers on these concepts, using the need to listen to the students so as to contribute to improving education in Brazil. In this research there is the construction of math concepts by elementary school students, a positive result of the articulation of the concepts discussed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (2012), 11 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCybercultureen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectDigital cultureen
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectCooperative learningen
dc.subjectInteractionen
dc.subjectCollaborationen
dc.titleCultura digital e aprendizagem cooperativapt_BR
dc.title.alternativeDigital culture and learning cooperative en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000902368pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record