Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Carlos Eduardo Souzapt_BR
dc.contributor.authorGravina, Maria Alicept_BR
dc.date.accessioned2021-08-26T04:09:33Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/226182pt_BR
dc.description.abstractOs alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS tem no seu primeiro ano de curso uma disciplina que trata da geometria euclidiana e demonstrações de teoremas. As dificuldades apresentadas pelos alunos nos levaram a considerar os processos cognitivos que acompanham as situações de aprendizagem, bem como o importante papel da representação semiótica. Como resultado desta investigação foi produzido o objeto de aprendizagem “Geometria Plana”, o qual pode ser considerado uma animação interativa, que faz uso de sistema dinâmico de representação semiótica. O objeto foi testado e os resultados indicam progressos dos alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades para produzirem suas próprias demonstrações.pt_BR
dc.description.abstractUndergraduate preservice teachers in mathematics at Universidade Federal do RGSBrazil must follow a course on euclidian geometry in their first year. The difficulties among the students in the course has lead us to consider the cognitive process that underline the learning situations, as well the important role of semiotic representation. As result of this investigation, it was produced the learning object “Plane Geometry” which can be identified as an interactive animation that makes use of a dynamical semiotic system of representation. The object was tested in the mention course and the results showed an improvement of students’ abilities for producing their own proofs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jul. 2009), 9 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeometryen
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning processen
dc.subjectDynamic semiotic systemsen
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectSistemas dinâmicospt_BR
dc.subjectLearning objecten
dc.titleGeometria com animações interativaspt_BR
dc.title.alternativeGeometry with interactive animations en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000778203pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples