Geometria com animações interativas
dc.contributor.author | Ferreira, Carlos Eduardo Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Gravina, Maria Alice | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-26T04:09:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/226182 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS tem no seu primeiro ano de curso uma disciplina que trata da geometria euclidiana e demonstrações de teoremas. As dificuldades apresentadas pelos alunos nos levaram a considerar os processos cognitivos que acompanham as situações de aprendizagem, bem como o importante papel da representação semiótica. Como resultado desta investigação foi produzido o objeto de aprendizagem “Geometria Plana”, o qual pode ser considerado uma animação interativa, que faz uso de sistema dinâmico de representação semiótica. O objeto foi testado e os resultados indicam progressos dos alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades para produzirem suas próprias demonstrações. | pt_BR |
dc.description.abstract | Undergraduate preservice teachers in mathematics at Universidade Federal do RGSBrazil must follow a course on euclidian geometry in their first year. The difficulties among the students in the course has lead us to consider the cognitive process that underline the learning situations, as well the important role of semiotic representation. As result of this investigation, it was produced the learning object “Plane Geometry” which can be identified as an interactive animation that makes use of a dynamical semiotic system of representation. The object was tested in the mention course and the results showed an improvement of students’ abilities for producing their own proofs. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jul. 2009), 9 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geometry | en |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Learning process | en |
dc.subject | Dynamic semiotic systems | en |
dc.subject | Objeto de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sistemas dinâmicos | pt_BR |
dc.subject | Learning object | en |
dc.title | Geometria com animações interativas | pt_BR |
dc.title.alternative | Geometry with interactive animations | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000778203 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Exatas e da Terra (6158)