Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo
dc.contributor.author | Rosa, Marlusa Benedetti da | pt_BR |
dc.contributor.author | Fagundes, Léa da Cruz | pt_BR |
dc.contributor.author | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-26T04:09:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/226173 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado na área da informática na educação que propõe mediante um estudo experimental gerar indicadores para a constituição de um modelo curricular que integra a tecnologia digital na educação básica denominando-o de Web Currículo. O estudo se realiza no Colégio de Aplicação da UFRGS num contexto que contempla o desenvolvimento de projetos aprendizagem na modalidade de iniciação científica e a utilização de laptops educacionais do Projeto UCA. Neste artigo, apresenta-se a análise das possibilidades de mudança no contexto escolar a partir dos materiais, crenças e condutas dos sujeitos da pesquisa. Utilizando como fundamentação teórica a epistemologia genética e como metodologia a observação participante e a análise textual discursiva. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work is part of doctoral research in area of information technology in educationby proposing an experimental study to generate indicators for the establishment of acurriculum model that integrates digital technology in basic education calling it Web Curriculum. The study is being performed in the Colégio de Aplicação da UFRGS in a context that includes the development of learning projects in the form of undergraduate research and educational use of laptops at UCA Project. This article presents the analysis of the possibilities of change in the school context from the materials, beliefs and behavior of research subjects. Using as the theoretical genetic epistemology and methodology as participant observation and textual analysis of discourse. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (2012), 11 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Curriculum web | en |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Digital inclusion | en |
dc.subject | Educational laptop | en |
dc.subject | Scientific initiation | en |
dc.title | Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo | pt_BR |
dc.title.alternative | Changes in the school contexto : towards development of a Web Curriculum | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000902363 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Exatas e da Terra (6158)