Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico
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Data
2021Tipo
Outro título
Rewriting : an always-present and a metalinguistic activity for academic literacy
Assunto
Resumo
A escrita acadêmica tem sido problematizada de diversas formas. Nos propomos a pensar a escrita e a reescrita como atividades em prol da plena apropriação dos alunos do espaço acadêmico. Colocando o foco específico na reescrita, iniciamos nossa reflexão por Juchem (2018) e sua proposta de reescrita para o ensino superior a partir da teoria benvenistiana de linguagem; em seguida, nos valemos de uma perspectiva crítica ao trabalho de Endruweit e Nunes (2013) a partir de nossa leitura de As última ...
A escrita acadêmica tem sido problematizada de diversas formas. Nos propomos a pensar a escrita e a reescrita como atividades em prol da plena apropriação dos alunos do espaço acadêmico. Colocando o foco específico na reescrita, iniciamos nossa reflexão por Juchem (2018) e sua proposta de reescrita para o ensino superior a partir da teoria benvenistiana de linguagem; em seguida, nos valemos de uma perspectiva crítica ao trabalho de Endruweit e Nunes (2013) a partir de nossa leitura de As últimas aulas no Collège de France, do linguista Émile Benveniste bem como as contribuições filosóficas de Agamben (2015) sobre o ato de escrever. Por fim, a partir dos pressupostos benvenistianos de linguagem, propomos uma pedagogia de escrita-reescrita, a partir da proposição de ciclos de reescrita, com vistas a um currículo exequível para o letramento no ensino superior. Concluímos o texto enfatizando a necessidade de uma leitura detida das lições sobre escrita contidas em As últimas aulas no Collège de France, de Émile Benveniste. ...
Abstract
Academic writing has been problematized in several ways. We think of writing and rewriting as activities for the full appropriation of students in the academic space. Putting the specific focus on rewriting, we started reflection by Juchem (2018) and his proposal to rewrite for higher education from the benvenistiant theory of language; then, it is assumed a critical perspective to the work of Endruweit and Nunes (2013) from our reading of As última aulas no Collège de France, by the linguist É ...
Academic writing has been problematized in several ways. We think of writing and rewriting as activities for the full appropriation of students in the academic space. Putting the specific focus on rewriting, we started reflection by Juchem (2018) and his proposal to rewrite for higher education from the benvenistiant theory of language; then, it is assumed a critical perspective to the work of Endruweit and Nunes (2013) from our reading of As última aulas no Collège de France, by the linguist Émile Benveniste as well as the philosophical contributions of Agamben (2015) on the act of writing. Finally, based on the benvenistian assumptions of language, we propose a pedagogy of rewriting, based on the proposal of rewriting cycles, in order to obtain a feasible curriculum for academic literacy in higher education. We conclude the text by emphasizing the need for a careful reading of the lessons on writing contained in Émile Benveniste's As últimas aulas. ...
Contido em
Conexão Letras. Porto Alegre, RS. Vol. 16, n. 25 (jan./jun. 2021), p. [221]-237
Origem
Nacional
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