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dc.contributor.advisorMonteiro, Sergio Marley Modestopt_BR
dc.contributor.authorWalter, Júlia Rheinheimerpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-17T01:02:17Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225779pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa estimar os anos médios de escolaridade da população de 15 a 64 anos de 1925 até 2015 através da utilização de série histórica de matrícula, microdados do censo, PNAD Contínua e dados populacionais do IBGE. O intuito secundário do trabalho é expandir a estimativa por gênero, por cor/raça (1925 a 2015) e por estado (1950 a 2015). Ademais, propõese a realizar uma comparação das estimativas apresentadas no trabalho com estudos de cunho internacional, sob a perspectiva brasileira, e a viabilizar os scripts do projeto, implementado na linguagem de programação R. O trabalho, de cunho metodológico, apresenta como principal resultado e contribuição disponibilizar uma nova base de dados de anos médios de escolaridade anualizada e mais precisa para estudos em nível nacional. Ela será útil para pesquisas na área econômica que necessitam de dados de proxy de capital humano e auxiliar na compreensão da análise do desenvolvimento educacional do país. A partir de uma breve comparação da estimativa de escolaridade apresentada neste trabalho com estudos internacionais que estimam a escolaridade do Brasil, o estudo de Lutz et al. (2018) é o que apresenta maior correlação com as estimativas.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this work is to estimate the average years of schooling of the population between 15 to 64 years old (1925 to 2015) using historical enrollment series, microdata from the census, PNAD Continuous, and population data from IBGE. Also, the secondary purpose is to expand the estimate by gender, race/color (1925 to 2015), and state (1950 to 2015). This work is proposed to carry out a comparison of the estimates presented in the work with international studies, from a Brazilian perspective, and to make available the project scripts, implemented in the R programming language. The work, of methodological nature, presents as the main result and contribution to make available a new database of annualized and more accurate average years of schooling for studies at the national level. It will be useful for economic research that provides human capital proxy data and to assist in understanding the analysis of the country's educational development. From a brief comparison of the schooling estimate presented in this work with international studies that estimate schooling in Brazil, the study by Lutz et al. (2018) is the one with the highest correlation with the estimates.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHuman capitalen
dc.subjectEscolaridadept_BR
dc.subjectPopulaçãopt_BR
dc.subjectAnalysis of educationen
dc.subjectMethodology for collecting, estimating, and organizing macroeconomic dataen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectData accessen
dc.titleUma nova estimativa de anos médios de escolaridade para o Brasil, 1925 - 2015pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001130036pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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