Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Mara Cristina de Matospt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Júlia Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-17T01:00:46Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225701pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe uma sequência didática articulando o ensino de história e identidades LGBT+. A disciplina história é potente para a construção de identidades e o reconhecimento de estudantes nos estudos, além de contribuir para a autocompaixão destes. A presente pesquisa buscou construir uma sequência didática e materiais didáticos sobre as resistências LGBT+ na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), que permita o reconhecimento de estudantes da comunidade com o conteúdo trabalhado. Também buscou analisar as percepções de estudantes LGBT+ sobre os reconhecimentos destes nas aulas de história. A fim de atingir os objetivos, aplicou-se um questionário online como um método de sondagem pedagógica. As respostas auxiliaram na construção da sequência didática. Através do estudo percebeu-se que os estudantes LGBT+ não se reconhecem nas aulas da disciplina, e que aprendem por outros meios a história da comunidade. A sequência foi elaborada sobre o contexto social e político na ditadura, as resistências LGBT+ no período, e as reações conservadoras atuais em combate aos direitos conquistados pelo movimento. Conclui-se que é preciso abordar gênero e sexualidade nas aulas de história, não apenas nas entrelinhas, e que as instituições escolares devem ensinar sobre as diversidades.pt_BR
dc.description.abstractThis research offers a didactic sequence articulating the teaching of history and LGBT+ identities. The history discipline is powerful for the construction of identities and recognition of students in studies, in addition to contributing to their self-compassion. This research sought to build a didactic sequence and teaching materials about LGBT + resistances in the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985), which allows the recognition of students from the community with the worked content. It also sought to analyze the perceptions of LGBT+ students about the recognition of these history classes. In order to achieve the goals, an online questionnaire was applied as a pedagogical survey method. The answers helped in the construction of the didactic sequence. The study shows that LGBT+ students do not recognize themselves in the subject's classes, and that they learn the history of the community through other means. The sequence was elaborated on the social and political context in the dictatorship, the LGBT + resistances in the period, and the current conservative reactions in combating the rights conquered by the movement. It is concluded that it is necessary to address gender and sexuality in history classes, not just between the lines, and that institutions should teach about diversities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectBrontë, Emily Jane, 1818-1848. O morro dos ventos uivantes : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectRecognitionen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectDidatica : Ensinopt_BR
dc.subjectDictatorshipen
dc.subjectLGBT+en
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.subjectDitadura : Brasilpt_BR
dc.subjectLGBTpt_BR
dc.subjectMinorias sexuais e de gêneropt_BR
dc.titleA história saindo do armário : identidades e reconhecimento LGBT+ no ensino de históriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coNunes, Priscila Spindler Corrêapt_BR
dc.identifier.nrb001129822pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples