Empreendedorismo de baixa renda em Porto Alegre e o impacto da pandemia de COVID-19
View/ Open
Date
2020Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo foi realizado com a finalidade de compreender o comportamento dos empreendedores de baixa renda durante a pandemia de Covid-19, na cidade de Porto Alegre. O empreendedorismo popularizou-se como área de estudo, no Brasil, no início da década de 1990, com a criação de órgãos para realização de pesquisas e propor programas de apoio, como o Sebrae. Tal atividade é vista como a principal fonte geradora de renda na população, principalmente nas áreas de baixa renda. Logo, empreender ...
O presente estudo foi realizado com a finalidade de compreender o comportamento dos empreendedores de baixa renda durante a pandemia de Covid-19, na cidade de Porto Alegre. O empreendedorismo popularizou-se como área de estudo, no Brasil, no início da década de 1990, com a criação de órgãos para realização de pesquisas e propor programas de apoio, como o Sebrae. Tal atividade é vista como a principal fonte geradora de renda na população, principalmente nas áreas de baixa renda. Logo, empreender nesse ambiente é um enorme desafio devido às adversidades encontradas neste meio, adicionadas à crise econômica ocasionada pela pandemia. Sendo assim, para alcançar os objetivos estabelecidos, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa com entrevistas em profundidade. Desta forma, primeiramente foram entrevistados 24 empreendedores de diferentes ramos de atuação, experiência com a operação do próprio negócio e que possuem renda familiar mensal inferior ou igual a 5 mil reais. Com as entrevistas, foi possível analisar o comportamento dos participantes em oito categorias (motivação, influência familiar, dificuldades antes e durante a pandemia, soluções, resultados, visão sobre as ações o Governo e projeções sobre o futuro). Em seguida, foi realizada uma adequação do comportamento às teorias motivacionais e do processo de empreender, junto da comparação aos dados de outras pesquisas realizadas sobre a atividade antes e durante a pandemia. Através dos resultados, foi identificado que o desemprego e a identificação com o ramo de atividade foram os principais fatores motivacionais para a iniciativa. Além disso, foi constatado que, antes e durante a pandemia, os principais problemas possuem relação à capacidade de lidar com vendas e finanças. Com soluções diversificadas, a maioria conseguiu estabilizar-se financeiramente, embora haja uma sensação de desamparo em relação ao Governo. Portanto, espera-se que este estudo sirva de inspiração e base para outras pesquisas nesse ambiente, o qual possui grande importância econômica e social para o país. ...
Abstract
This study was carried out with the purpose of understanding the behavior of low-income entrepreneurs during the Covid-19 pandemic, in the city of Porto Alegre. Entrepreneurship became popular as a study area in Brazil in the early 1990s, with the creation of bodies to carry out research and propose support programs, such as Sebrae. Such activity is seen as the main source of income for the population, especially in low-income areas. So, undertaking in this environment is a huge challenge due t ...
This study was carried out with the purpose of understanding the behavior of low-income entrepreneurs during the Covid-19 pandemic, in the city of Porto Alegre. Entrepreneurship became popular as a study area in Brazil in the early 1990s, with the creation of bodies to carry out research and propose support programs, such as Sebrae. Such activity is seen as the main source of income for the population, especially in low-income areas. So, undertaking in this environment is a huge challenge due to the adversities found in this environment, added to the economic crisis caused by the pandemic. Therefore, in order to achieve the established objectives, an exploratory research of a qualitative nature was carried out with in-depth interviews. Thus, 24 entrepreneurs from different fields of activity were first interviewed, with experience with the operation of the business itself and who have a monthly family income of less than or equal to R$ 5,000. With the interviews, it was possible to analyze the behavior of the participants in eight categories (motivation, family influence, difficulties before and during the pandemic, solutions, results, vision of the Government's actions and projections about the future). Then, the behavior was adapted to the motivational theories and the entrepreneurial process, together with the comparison with data from other research conducted on the activity before and during the pandemic. Through the results, it was identified that unemployment and identification with the industry were the main motivating factors for the initiative. In addition, it was found that, before and during the pandemic, the main problems have to do with the ability to deal with sales and finances. With diversified solutions, the majority managed to stabilize themselves financially, although there is a feeling of helplessness towards the Government. Therefore, it is hoped that this study will serve as an inspiration and basis for further research in this environment, which has great economic and social importance for the country. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License