Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZen, Aurora Carneiropt_BR
dc.contributor.authorDariva, Juliana Machadopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-10T04:32:06Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225463pt_BR
dc.description.abstractA formulação da estratégia empresarial é essencial para o crescimento a longo prazo das atividades comerciais uma vez que identifica oportunidades e ameaças do ambiente em que a empresa está ou estará inserida, e, ainda, busca prever riscos em cada um destes cenários relacionado os fatores internos e externos que podem afetar a operação e o alcance dos objetivos da empresa em questão. A ferramenta de gestão Balanced Scorecard (BSC) apresenta-se como de extrema utilidade e ótima aplicação. O BSC traduz as estratégias da empresa em termos operacionais para todos os níveis da organização utilizando indicadores de desempenho e sendo desenvolvido sobre as perspectivas: financeira, do cliente, interna e de inovação e aprendizado. São parte dessa ferramenta objetivos de curto e longo prazos, medidas financeiras e não-financeiras, indicadores de tendência e ocorrência, perspectivas interna e externa de desempenho (KAPLAN; NORTON, 1997). O objetivo desta pesquisa é, assim, desenvolver um planejamento estratégico a partir da metodologia BSC para uma rede de franquias de barbearia do Rio Grande do Sul, considerando o contexto da franqueadora e franquia. O modelo desenvolvido neste trabalho auxiliou a franqueadora a realizar o processo de definição da estratégia com auxílio de indicadores de desempenho incluindo um processo de mensuração e acompanhamento dos franqueados, parte fundamental de sua rede. Este estudo de caso realizado em franqueadora de barbearias evidenciou a relevância dessa ferramenta para a gestão por se mostrar prática, aplicável, conseguir elucidar as direções que a empresa deve seguir e auxiliar o processo de tomada de decisões, engajando a todos os envolvidos no processo.pt_BR
dc.description.abstractThe formulation of business strategy is essential for the long-term growth of commercial activities since it identifies opportunities and threats from the environment in which the company is or will be inserted, and also seeks to predict risks in each of these scenarios related to internal factors and external factors that may affect the operation and the achievement of the objectives of the company. The Balanced Scorecard (BSC) management tool is extremely useful and has great application. The BSC translates the company's strategies into operational terms for all levels of the organization using performance indicators and being developed on the perspectives: financial, customer, internal process and learning and growth. Short and long-term objectives, financial and non-financial measures, trend and occurrence indicators, internal and external performance perspectives are part of this tool (KAPLAN; NORTON, 1997). The objective of this research is, thus, to develop a strategic planning based on the BSC methodology for a chain of barbershop franchises in Rio Grande do Sul, considering the context of the franchisor and franchise. The model developed in this work helped the franchisor to elaborate the strategy definition process with the aid of performance indicators including a process for measuring and monitoring franchisees, a fundamental part of its network. This case study developed in a barbershop franchisor showed the relevance of this tool for management by proving itself practical, applicable, being able to elucidate the directions that the company must follow and assist the decision-making process, engaging everyone involved in the process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectFranquia comercialpt_BR
dc.subjectFranchiseen
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectFranchisoren
dc.subjectBalanced scorecarden
dc.subjectManagementen
dc.titleDefinição de estratégia para rede de franquias de barbearia do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127221pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples