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dc.contributor.advisorNicolao, Leonardopt_BR
dc.contributor.authorPacheco, Mariah Wanderley Linspt_BR
dc.date.accessioned2021-08-10T04:31:16Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225359pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo identificar os impactos do posicionamento político de marcas (tentativa de criação de superioridade de marca na mente dos clientes a partir da associação à valores que estão relacionados a orientações políticas) no comportamento do consumidor, mais especificamente em sua atitude em relação à marca e percepção de autenticidade de marca. O método utilizado foi uma pesquisa experimental, dividida entre as fases de pré-teste e estudo final, ambos aplicados on-line. Os resultados demonstraram que o posicionamento político de esquerda é avaliado de forma mais positiva do que o posicionamento de direita e o posicionamento neutro, inclusive considerando o posicionamento político do respondente. Para este estudo, os resultados ainda demonstraram que o indivíduo autodeclarado de esquerda possui uma rejeição consideravelmente alta com relação a um posicionamento político de marca contrário ao seu. Já os indivíduos de direita e os considerados neutros avaliaram positivamente todas as manipulações de posicionamento de marca. A importância deste estudo e suas conclusões relacionam-se ao mercado cada vez mais competitivo, líquido e polarizado politicamente. As conclusões deste estudo podem ajudar a esclarecer caminhos para profissionais de marketing na escolha de suas estratégias de diferenciação da concorrência e aproximação com o consumidor.pt_BR
dc.description.abstractThis course conclusion work aims to identify the impacts of the political positioning of brands (attempt to create brand superiority in customers’ minds by the association with values related to political guidelines) on consumer behavior, more specifically their attitude towards the brand and perception of brand authenticity. The method used was an experimental research, divided between pre-test and final study phases, both applied online. The results showed that the left political positioning was evaluated in more positive way than the right positioning and the neutral positioning, even considering the respondent's political orientation. For this study, the results also demonstrated that the self-declared left side individuals have a considerably high rejection regarding the political positioning of the brand contrary to his. Right-wing individuals and those considered neutrals, positively evaluated all manipulations of brand positioning. The importance of this study and its conclusions are related to the increasingly competitive, liquid and politically polarized market. The conclusions of this study can help to clarify ways for marketers to choose their strategies to differentiate themselves from the competition and get closer to the consumer.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrand authenticityen
dc.subjectMarcas comerciaispt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectBrand identityen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectBrand positioningen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectConsumer atitudeen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectDifferentiation strategyen
dc.titleO impacto do posicionamento político de marcas na atitude do consumidor e percepção de autenticidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129536pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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