Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMello, Bruno César Euphrasio dept_BR
dc.date.accessioned2021-08-06T04:41:12Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1984-5766pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225260pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo busca refletir sobre os rumos do ensino de Arquitetura e Urbanismo brasileiro neste início de século XXI. Para isso, debate seus pressupostos e contradições, recuperando o momento de constituição da Arquitetura e Urbanismo como campo autônomo, as diretrizes curri-culares e a legislação profissional, indo além dasexperiências de reno-vação pedagógica. Reconhece que o ensino se organiza como árvore –tendo o projeto como tronco dos currículos –e se pergunta: o ensino de arquitetura deveria ser mesmo organizado em árvore? Para responder a esta pergunta, reconstrói historicamente fatos que tornam o presente mais inteligível, pleno de desafios e dilemas.pt_BR
dc.description.abstractThis article reflects on the direction of the teaching of Architecture and Urbanism in this early 21st century. For that, it debates its assumptions and contradictions, recovering the moment of constitution of architec-ture as an autonomous field, the curricular guidelines and the professi-onal legislation, going beyond the “pedagogical renewal experiences”. It recognizes that teaching is organized as a tree -with the project as the trunk of the curricula -and asks itself: should architecture education really be organized in a tree? To answer this question, historically re-constructs facts that make the present more intelligible, full of challen-ges and dilemmas.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofarq.urb. São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. n. 30 (jan./abr. 2021), p. 86-94pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectEnsino da arquiteturapt_BR
dc.subjectCompositionen
dc.subjectArquitetura : Legislação profissionalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectArchitectureen
dc.subjectComposição arquitetônicapt_BR
dc.subjectProfessional legislationen
dc.titleO ensino de Arquitetura é uma árvore : deveria ser?pt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of architecture is a tree : should be?en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001124470pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples