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dc.contributor.authorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereirapt_BR
dc.contributor.authorLiedke, Enoi Dagopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-04T04:44:49Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1807-8893pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225046pt_BR
dc.description.abstractApresenta-se a análise de 61 cartões-postais sobre Porto Alegre, RS com o objetivo de revelar o imaginário da cidade por eles/neles atualizado como fala autorizada. Segundo o imaginário dos/ nos postais, Porto Alegre é uma cidade agigantada em imagens de prédios emaranhados e, ao mesmo tempo, vazia, estática, tolhida de relações sociais. Nela a experimentação parece ser negada. A cidade dos postais é diurna, não tem movimento, tem cores frias e está justaposta ao rio, mas pouco dialoga com ele. Arquitetonicamente (elementos arquitetônicos são o principal foco das imagens), a Porto Alegre dos postais é a da região central onde se encontra a maior concentração de prédios reconhecidos como patrimônio. Nos postais – que também são registro, memória – o imaginário e a cultura gauchesca acionados são pouco expressivos.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents the analysis of 61 postcards about Porto Alegre, RS, in purpose to reveal the imaginary of the city updated by/in them as an authorized discourse. According to the imaginary of/in the postcards, Porto Alegre is a greatly enlarged city by its tangled buildings’ images while, at the same time, is empty, static, deprived of social relations. In the postcard’s city, the experimentation seems to be denied. The city is diurnal, doesn’t have movement, presented in cold colors and thought is contiguous with the lake, has little dialogue with it. Architecturally (architectural elements are the main focus of the images), the Porto Alegre of the postcards is just the downtown city where the largest concentration of buildings are located and recognized as a patrimony. In the postcards, which are also registration and memory, the imaginary and the local culture (gauchesca) incorporated are not very significant.en
dc.description.abstractSe presenta el análisis de 61 postales de Porto Alegre, RS con el objetivo de revelar el imaginario de la ciudad por ellos actualizado como el habla autorizada. De acuerdo con el imaginario de/en los postales, Porto Alegre es una ciudad hecha gigante en imagenes de predios enmarañados y, al mismo tiempo, vacía, estática, carente de relaciones sociales. Nella la experimentación parece ser negada. La ciudad de los postales es diurna, no presenta movimiento, tiene colores fríos y se yuxtapone al rio, pero poco dialoga com el. Arquitectónicamente (elementos arquitectónicos son el foco principal de las imagenes), la Porto Alegre de los postales es aquella de la región central donde esta la mayor concentración de predios declarados patrimonio. En los postales – que también son registro, memoria – el imaginario y la cultura gauchesca accionados son poco significativos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEm Questão : revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Vol. 16, nesp (out. 2010), p. 79-94pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectImaginaryen
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectPostcarden
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectComunicaciónes
dc.subjectImaginarioes
dc.subjectPostales
dc.titleO imaginário de Porto Alegre por seus cartões-postaispt_BR
dc.title.alternativeThe Porto Alegre’s imaginary by it’s postcards en
dc.title.alternativeEl imaginario de Porto Alegre por sus postales es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000760739pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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