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dc.contributor.authorKuppers, Petrapt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Gabriela Seger dept_BR
dc.contributor.authorVendramin, Carlapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-03T04:30:59Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1519-275Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224938pt_BR
dc.description.abstractEste artigo introduz o modelo social da deficiência aos professores de dança e discute as implicações dessa concepção sobre a deficiência para o ensino de dança, a apreciação da dança e da coreografia. A relação entre o dançarino de balé deficiente e o conceito do corpo dançante do balé é analisado como uma maneira de desafiar o entendimento sobre o corpo em estudantes de dança. O uso de estruturas e técnicas da dança-teatro são discutidas por meio do trabalho de performance de grupos de dança profissionais e comunitários de pessoas com e sem deficiência. A tese central deste artigo é que uma cultura de dança acessível não precisa somente de técnicas, espaços de trabalho, instalações de treinamento e palcos acessíveis, mas também de um trabalho educacional mais amplo no que se refere ao entendimento sobre a dança: a nossa capacidade de ler dança e apreciar a manipulação de corpos, no tempo e no espaço.pt_BR
dc.description.abstractThis paper introduces dance teachers to the social model of disability, and discusses the implications of this conception of disability for the teaching of dance literacy, dance appreciation, and choreography. The relationship between the disabled ballet dancer and the concept of ballet’s dancerly body is analysed as a way to challenge dance students’ understanding of the body. The use of frames and other techniques of dancetheatre are discussed through the performance work of professional and community dance groups with and by disabled people. The core thesis of this paper is that an accessible dance culture needs not only accessible techniques, work spaces, training facilities and stages, but also wider educational work on the level of dance literacy; our ability to read dance and appreciate its manipulation of bodies, spaces and time.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCena, Porto Alegre, RS. No. 15. (2014)pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial Model of Disabilityen
dc.subjectCoreografiapt_BR
dc.subjectPessoa com necessidades especiaispt_BR
dc.subjectDanceen
dc.subjectDance teachingen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectChorograpen
dc.titleEducação Acessível : estéticas, corpos e deficiênciapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000948947pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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