Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle
dc.contributor.author | Santos, Nubia dos Santos Rosa Santana dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Gasparini, Isabela | pt_BR |
dc.contributor.author | Pernas, Ana Marilza | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Jose Palazzo Moreira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Jose Valdeni de | pt_BR |
dc.contributor.author | Pimenta, Marcelo Soares | pt_BR |
dc.contributor.author | Wives, Leandro Krug | pt_BR |
dc.contributor.author | Nicolao, Mariano | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandez, Alejandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Barros, Rodolfo Miranda de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-03T04:30:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-132X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/224937 | pt_BR |
dc.description.abstract | A análise de padrões de comportamento na Web tem por objetivo a descoberta automática ou semi-automática de padrões de acesso gerados por usuários de sites Web de tal forma que esta informação possa ser utilizada em sistemas de recomendação ou sistemas voltados à personalização de ensino ou de acesso a conteúdos. No caso da personalização, a adaptação é realizada relacionando-se informações sobre o domínio da aplicação com informações sobre o perfil de navegação dos usuários. Neste contexto, o presente trabalho descreve uma arquitetura para a aquisição automática de perfis de classes de usuários, a partir da captura de eventos gerados por ações de alunos no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Ao final, apresenta-se a metodologia para adaptação do estilo navegacional às preferências do aluno, desde a preparação dos objetos de aprendizagem até a detecção e monitoramento dinâmico dos eventos configurados no ambiente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos de informática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (maio 2011), p. 109-116 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Informática : Educação | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual | pt_BR |
dc.title | Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000819537 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40988)Ciências Exatas e da Terra (6200)